ABC da Otimização de Sites



Ruy Miranda



O que é otimização de sites?

O que é ficar bem posicionado?

Depois da otimização meu site vai aparecer em primeiro lugar no Google?

Depois da otimização, quanto tempo vai levar para as minhas páginas aparecerem nas buscas?

O que significa posição # com um número?

Qual o critério usado pelos mecanismos de busca para posicionar as páginas do meu site?

Como ficamos sabendo os critérios usados pelos mecanismos de busca para ordenar as páginas?

Qual o interesse do mecanismo de busca em ordenar as páginas dos sites?

Qual o interesse de um site aparecer nas primeiras páginas e primeiras posições?

O que é PageRank?

Como obtenho a barra de ferramentas do Google que mostra o PageRank?

Quais são, afinal, todos os critérios utilizados para ordenar as páginas dos sites nas buscas?

É conveniente usar uns programas de cadastramento do meu site em diretórios e sites de busca para ele ficar bem posicionado rapidamente?

Por que quando a gente vai cadastrar um site eles pedem só o endereço da página inicial do site?

Os links dos blogs valem também como links externos?

A minha posição no Google vai melhorar logo que meu site for cadastrado nos diretórios e nos outros sites?

Se eu conseguir um PageRank alto meu site salta para a primeira posição?

Os critérios de ordenamento das páginas sofrem mudanças?

Para colocar anúncio pago na internet, eu preciso otimizar o site?

O que é mais vantajoso, otimizar o site ou colocar anúncios pagos na internet?

Como diferenciar uma página chamada normal de uma página paga?

Tem jeito de otimizar um site em flash?


Informações Básicas – Otimização de sites é um conjunto de coisas que fazemos em cada uma das páginas do site, e também fora do site, para que as páginas fiquem bem posicionadas nas buscas.

Voltar ao topo

O que é ficar bem posicionado?

É ficar entre os primeiros resultados apresentados. Quando fazemos uma busca na internet, o mecanismos de busca, seja o Google ou o Yahoo ou o MSN ou qualquer outro, apresenta uma lista de páginas de sites sobre o assunto que estamos procurando. Esta lista chama-se lista de resultados da busca.

O mecanismos de busca lista, primeiro, dez páginas de sites, de 1 a 10; na página seguinte, lista de 11 a 20; na outra, lista de 21 a 30, e assim por diante. Se você quiser, pode mudar a quantidade de páginas de sites na lista de resultados, por meio de uma função que os mecanismos de busca disponibilizam. Mas vamos ficar com a quantidade padrão, que é a de dez páginas de sites em cada página da lista.

Você pode ver que, no alto, aparece assim: 1-10 de x resultados. O x significa aqui, a quantidade de páginas que se enquadra, completa ou parcialmente, na busca. Em geral x são milhares ou milhões, e até bilhões de páginas; mas pode ser, também, apenas uma única página de site.

A melhor posição em uma buca qualquer é a número 1.

Se você escrever na área de busca uma palavra qualquer, digamos, sapato, e der enter ou clicar no IR ou Buscar, será apresentada uma lista de páginas que falam de sapato. Dizemos que esta lista é a lista de resultados para a busca por sapato.

Voltar ao topo

Depois da otimização meu site vai aparecer em primeiro lugar no Google?

Muito provavelmente não. As posições das páginas do seu site, depois da otimização, seja no Google ou em qualquer outro mecanimso de busca, vão depender de muitos fatores. Vão depender, em especial, da qualidade da otimização e do número de concorrentes (concorrentes são todas as páginas que aparecem quando você faz uma dada busca para localizar seu site ou alguma página dele).

É importante ressaltar que o seu site deverá aparecer em mais de uma busca. Ou seja, ele poderá aparecer por meio de qualquer palavra existente nele, especialmente na sua página inicial. Você pode, até mesmo, localizá-lo copiando uma frase ou parte de uma frase dele, colocando na área de busca e dando enter. Se a frase for longa, provavelmente ele vai aparecer em primeiro lugar. Mas, você sabe, as pessoas não vão fazer uma busca colocando uma frase longa, exceto em situações muito especiais. Por exemplo, se você se elmbra de um verso de uma poesia ou música e quer localizá-la na Internet, escreva o verso na área de busca e dê enter – provavelmente ela vai aparecer em primeiro lugar, se se encontrar na Internet.

Continuando com o exemplo do sapato, se o seu site é otimizado para sapato, espera-se que pelo menos uma página dele apareça bem posicionada quando alguém faz uma busca por sapato. Entretanto, é provável que em algum lugar do texto da sua página apareça a palavra couro. Então, se alguém digita sapato de couro, há chance da mesma página ser exibida em um bom lugar na lista de resultados. A razão disto é que os mecanismos de busca retalham todo o texto, palavra por palavra, e ainda as ordena pela quantidade de vezes que aparecem, desde o palavra mais repetida até as palavras que aparecem uma única vez.

O mais provável é que, após a otimização, suas páginas sejam posicionadas na segunda, terceira, quarta, quinta página da lista de resultados nas buscas do Google ou de qualquer outro. Se seus concorrentes forem fracos, ou seja, se estiverem mal otimizados, provavelmente uma ou mais páginas vão aparecer na segunda página de resultados, e até mesmo na primeira. Com o tempo e com a obtenção de links, chamados de links externos, e com o acréscimo de outras páginas no seu site, as páginas dele vão subindo nas posições. Entretanto, a partir de 2008 a importância dos links externos para determinar a posição, diminuiu muito de peso.

Suas páginas têm mais chance de ficarem melhor posicionadas, logo no início, na MSN porque ela indexa um menor número de páginas (significa menor número de concorrentes) e utiliza um número menor de exigências para posicionar uma página.

No Yahoo as coisas são muito parecidas com a MSN, neste particular.

Ao pensar na posição de suas páginas, você deve considerar que os seus concorrentes também devem estar fazendo força para aparecer nas primeiras posições. Se seus concorrentes forem fracos e/ou se seu site já tiver bom PageRank na página otimizada, há mais chance de aparecer na primeira página de resultados do Google logo depois da otimização. Entretanto, páginas novas, páginas com problemas anteriores (do tipo ausência de texto acessível aos robots), páginas com PageRank zero, geralmente são colocadas depois da primeira página de resultados (na melhor das hipóteses, na segunda), ainda que melhor otimizadas que as demais concorrentes - isto é particularmente verdadeiro para o caso do Google; só com o tempo, que pode ser de semanas a meses, elas vão galgar a primeira página

Voltar ao topo

Depois da otimização, quanto tempo vai levar para as minhas páginas aparecerem nas buscas?

Isto varia de um mecanismo de busca para outro. Se seu site for novo, na MSN, umas duas semanas depois que as páginas forem otimizadas. No Google umas três semanas. No Yahoo pode levar várias semanas. Se o site for pequeno, há chance de todas as páginas serem exibidas logo.

O tempo que leva para o posicionamento das páginas depende da história do site. Se o site for novo, deve ocorrer como se acha acima. Se o site for antigo e estiver mal posicionado, o que significa que ele tem problemas de otimização, pode levar meses para que suas páginas sejam posicionadas em definitivo. Se o site for mais ou menos antigo (tiver menos de um ano) e não apresentar problemas, o novo posicionamento pode ocorrer como se acha descrito acima. Entenda como mal posicionada a página que, numa busca, aparece na quarta página da lista de resultados para a frente; ou seja, aparece depois da número 30.

Se o site for médio ou grande, vai levar mais tempo porque os mecanismos de busca precisam fazer milhões de cálculos num único site para definir as posiçõs de suas páginas.

Voltar ao topo

O que significa posição # com um número?

Isto é uma convenção entre os otimizadores. O símbolo # acompanhado de um número indica a posição da página. Por exemplo, #1 indica posição 1; #8 indica posição 8; #56 indica posição 56, e assim por diante. Esta busca é relativa a uma palavra ou frase específica. Por exemplo, se você busca por sapato, e diz que uma certa página está na #56, significa que ela se encontra na posição 56 para a busca por sapato. Por outro lado, se você fizer uma busca por sapato de couro, esta mesma página poderá aparecer na #7 da outra lista de resultados.

Esta indicação deve ser acompanhada do nome do mecanismo de busca. Por exemplo, #21 no Google, #2 no Yahoo, #8 no MSN, #15 no UOL, e assim por diante. Uma mesma página pode e deve aparecer em posições diferentes nos mecanismos de busca. E a razão é que cada um deles tem seus critérios para estabelecer em que posição a página vai ficar.

Voltar ao topo

Qual o critério usado pelos mecanismos de busca para posicionar as páginas do meu site?

Existem vários critérios para colocar as páginas dos sites na ordem em que são apresentadas, quando alguém faz uma busca. Alguns critérios são utilizados por todos os mecanismos de busca; outros critérios são particulares ou próprios de cada um deles. Por exemplo, o título de cada página de um site é um critério utilizado por todos. Se você faz uma busca, digamos, para a palavra timidez, a página de um site que tiver esta palavra no seu título já leva alguma vantagem sobre outra que não a apresenta.

A quantidade de vezes que ocorre uma palavra na página do site é outro critério usado por todos. Se a página tem, digamos, a palavra timidez no seu título e ainda apresenta esta palavra várias vezes no seu texto, é quase certo que o assunto dela é timidez. Então os mecanismos de busca vão usar estas informações (título e número da palavra no texto), ao lado de outras, para definir se a página do site trata do assunto timidez. Os programas dos mecanismos de busca fazem milhares, e às vezes milhões, de cálculos matemáticos para definir a posição de uma página de um site em qualquer lista de resultados.

Outros critérios são usados por um mecanismo de busca e não pelos outros. Por exemplo, o Google utiliza um critério chamado links externos ou popularidade do link para estabelecer se uma página é mais importante que outras que tratam do mesmo assunto. Na essência isto é assim: se outro site faz referência à página sobre, digamos, timidez, e dá o endereço eletrônico da página que fala sobre timidez, dizemos que ele está apontando um link para esta página. A citação dessa página é uma forma de reconhecimento que ela tem informações importantes sobre timidez.

O Yahoo diz que utiliza este critério, mas há sérias dúvidas a respeito; se utiliza mesmo, o peso dos links externos é menor do que o peso atribuído pelo Google. O MSN é ainda menos explícito que o Yahoo. Portanto, este critério de popularidade do link é usado seguramente apenas pelo Google.

Voltar ao topo

Como ficamos sabendo os critérios usados pelos mecanismos de busca para ordenar as páginas?

Nenhum mecanismo de busca informa, oficialmente, quais os critérios que utiliza; isto é um segredo comercial. Ficamos sabendo desses critérios por vias indiretas. Por exemplo, pelos resultados alcançados quando usamos um dado critério e não outro.

Eventualmente um mecanismo de busca informa a utilização de algum critério; mas o faz de forma muito genérica e superficial, e nós, webmasters e otimizadores, ficamos quebrando a cabeça para entender a mensagem. As coisas que dão bons resultados acabam sendo publicadas na internet ou gerando discussões em fóruns específicos. Tudo o que é conhecido pelos especialistas da otimização pode ser encontrado em buscas na rede.

Voltar ao topo

Qual o interesse do mecanismo de busca em ordenar as páginas dos sites?

Para alcançar maior precisão. Quanto mais preciso for, tanto melhor, pois assim o internauta encontra rápido o que está buscando. Por exemplo, se você procura por fobia social, é conveniente o mecanismo de busca apresentar logo as páginas dos sites que tratam de fobia em situação social. Não interessa a você, páginas que tratam, por exemplo, de fobia por altura. Assim, o mecanismo de busca apresenta, incialmente, páginas que tratam de fobia e de social. Páginas que tratam de fobia, mas que não é acompanhada da palavra social, são apresentadas depois. E também são apresentadas, depois, páginas que tratam de social, sem serem precedidas da palavra fobia.

Imagina a dificuldade que seria se não houvesse um ordenamento desses: você teria de procurar entre milhares de páginas, aquelas que tratassem do assunto. Isto tornaria as buscas na internet inviáveis.

Voltar ao topo

Qual o interesse de um site aparecer nas primeiras páginas e primeiras posições?

Porque quando fazemos uma busca, tendemos a visitar primeiro as páginas de sites que são apresentadas na primeira página de resultados. Tendemos, também, a visitar aquelas páginas que se acham no alto. Assim, uma página que é apresentada em primeiro lugar tem chance de ser vista por todos os internautas que fazem aquela busca.

Quando a página de site que vem em primeiro lugar não responde aos nossos anseios, tendemos a visitar a página que vem em segundo lugar, e assim por diante. Quando as dez primeiras páginas de sites não respondem satisfatoriamente ao que procuramos, tendemos a passar para a segunda página da lista de resultados, e visitar as páginas de sites listadas ali. Vários estudos mostram que cerca de 95% dos internautas só vão até a terceira página da lista de resultados; ou seja, em geral encontram o que querem entre as trinta primeiras páginas de sites listadas; se não encontram, tendem a mudar a busca.

Daí o interesse de colocar o maior número possível de páginas de um site entre os trinta primeiros; e quanto mais na frente, melhor.

O conjunto de coisas que fazemos dentro das páginas do site e fora do site (em outros sites) para obter boa colocação, é chamado de otimização de sites.

Voltar ao topo

O que é Page Rank?

Page Rank ou PageRank é uma expressão que significa o rank da página. Alguns a utilizam para indicar a posição de uma página na lista de resultados de uma busca; dizem, por exemplo, que a página tem rank 4 para dizer que ela está na #4. Entretanto, seu verdadeiro significado refere-se a um dado número que o Google atribui a todas as páginas encontradas em seu banco de dados. É, portanto, uma medida.

Essa medida varia de zero a 10, e é mostrada na barra de ferramentas do Google. O PageRank deriva dos links externos que a página recebe, e o número que é atribuído, resulta de complexos cálculos matemáticos. No cálculo do PageRank entram também os links internos, especialmente aqueles encontrados dentro dos textos das páginas e que remetem o visitante a outras páginas do site. O PageRank é também conhecido pela sabreviações Rank e PR.

O PR aparece na barra do Google em um boxe, em geral na forma de uma barra verde. Quando chegamos o mouse nessa barra, aparece um pop under que fala que a medida se trata da importância que o Google atribui àquela página; no final da frase vem um número seguido de uma barra e o número 10. Por exemplo, se o número é 4/10, significa que o rank é 4 num máximo de 10 possíveis.

Às vezes não aparece nenhuma barra verde, e dentro do boxe fica cinza. A mensagem no pop under é que não há informação disponível sobre a importância daquela página. Isto pode ser uma ocorrência passageira, e até mesmo fruto de um carregamento incompleto da página. Pode também ser motivado por uma transição, fase em que os programas do Google não definiram que "nota" atribuir àquela página. Pode ainda indicar que a página é nova ou que o site é novo, e se acha em processo de avaliação.

Embora o PR seja mostrado em número redondo, como 2, 3, 6, 9, ele na verdade é fracionado. Uma página pode ter o PR 2,8 e será mostrada como 2. Pode ter PR 4,1 e será mostrado como 4. Pode ter PR 0,9 e será mostrado como 0. E assim por diante. O arredondamento é uma forma mais simples de exibição. Alguns programas na internet fazem o cálculo da PR fracionado, mas não merecem fé, posto que esse cálculo é segredo comercial do Google.

Ninguém sabe se o Google usa fazer medida na casa dos centésimos (por exemplo, PR 0,18) e dos milésimos (por exemplo, PR 0,189).

Sabemos, por outro lado, mesmo porque é frequentemente informado por representantes do Google, que a reputação do site que fornece o link pesa muito no PR do site que recebe tal link. A reputação de um site é, hoje, medida pelo PR. Um site que recebe link proveniente de uma página com PR 5 será mais beneficiado do que outro que recebe links de, digamos, dez páginas de PR 1. A reputação do primeiro vale mais do que a soma dos outros dez.

Em 2004 o Yahoo anunciou a utilização da medida do PageRank, ou seja, da popularidade do link, em sua barra de ferramenta. Adicionalmente, anunciou a patente de um chamado TrustRank, que significa Rank de Confiança, cujo objetivo seria indicar se o site que estivesse sendo visitado, estava ou não envolvido com sites que usam links spam. Entretanto, se você baixar a barra de ferramentas do Yahoo, não encontrará indicação dessas medidas.

O MSN não exibe nenhuma medida deste fator.


Voltar ao topo

Como obtenho a barra de ferramentas do Google que mostra o PageRank?

Em primeiro lugar você deve verificar se você tem a barra de ferramentas do Google instalada em seu computador, sem o indicador do PageRank ativado. Se ela estiver instalada, vá em Configurações (em geral no canto superior direito da barra) e procure por Opções. Clique nesta guia e faça uma busca das configurações – provavelmente você encontrará um lugar onde marca a adição da função PageRank à configuração do seu navegador.

Se sua barra de ferramentas do Google for muito antiga, pode ser necessário baixar outra mais recente; neste caso, vá em barra de ferramentas do Google e faça o download gratuito. Você deve prestar atenção ao tipo de navegador – se for instalar no Internet Explorer, tem um link no final das instruções. Você pode, ainda, instalar nos dois navegadores (Firefox e Internet Explorer, e muitos outros). Pode também instalar a barra de ferramentas do Yahoo e MSN, só que no caso dos dois não existe indicação do PageRank.


Voltar ao topo

Quais são, afinal, todos os critérios utilizados para ordenar as páginas dos sites nas buscas?

É impossível citá-los, já que ultrapassam a casa de duas centenas no caso do Google (em 2007 eram 250 critérios); não sabemos o número de critérios usados pelo Yahoo e MSN. Aplicamos muitos deles de forma automática; outros precisam ser avaliados, e requerem que façamos cálculos na calculadora para cada página a ser otimizada. O Google é, pelas informações aima, campeão na quantidade de critérios; ou seja, ele aplica um maior número de critérios do que os outros mecanismos de busca para defeinir a posição de uma página qualquer e, por isto, tem chance de apresentar resultados mais corretos.

É comum encontrarmos na internet referência a certos critérios, como por exemplo, regras no uso de meta tags, mas eles são apenas uma parte de uma complexa interação de elementos. As meta tags foram muito importantes até um passado recente, mas hoje elas são quase que inúteis, já que existem outros critérios mais confiáveis e complexos de avaliação. Hoje em dia, até mesmo a forma de colocar um link em outro site apontando para uma página do seu site, tem suas particularidades, e pode ajudar ou atrapalhar.

Voltar ao topo

É conveniente usar uns programas de cadastramento do meu site em diretórios e sites de busca para ele ficar bem posicionado rapidamente?

Se o programa é daqueles que cadastram o site em milhares de lugares ao mesmo tempo, a resposta é não. Se seu site começar a aparecer, digamos, com cem links externos por dia, os programas do Google vão recolhê-lo para uma posição lá atrás (#60, por exemplo) e examiná-lo com mais profundidade. Se ficar caracterizado que os links externos são obtidos por esses programas automáticos, vão puni-lo, colocando as páginas ainda mais atrás, e seu site não receberá visitantes. O Google valoriza os links colocados manual e expontaneamente, e não esses, automáticos. Dificilmente um site ou página recebe cem ou mais links expontaneamente, por dia, de outros donos de sites.

Isto não significa que você não possa cadastrar seu site em diretórios e sites de busca. Pelo contrário, deve fazê-lo, mesmo porque isto é uma forma de divulgar seu site e obter mais visitantes por outros caminhos. Mas faça isto com cuidado – não existe um critério que indique o número aceitável de links externos a serem obtidos por dia ou semana. No meu entender é menos de vinte por semana. Sabe por quê? Por que obter links "manualmente" é um processo lento: você tem de entrar em contato com o dono do site ou diretório e pedir o link; ele vai examinar seu site para saber se concede; se achar que vale a pena, vai colocar o link. Cada operação desta consome alguns dias –- é claro que você pode fazer vários ao mesmo tempo, mas há limites à sua capacidade para tal.

Agora, considere o seu lado. Você tem de fazer isto várias vezes, todos os dias. Ainda que fique por conta exclusivamente desta tarefa, dificilmente obterá vinte links por semana.

O cadastramento em pequenos diretórios é mais rápido, mas,. em compensação, eles estão sendo cada vez menos considerados pelo Google para saber se o seu site tem importância.

Para fazer buscas na internet com o objetivo de encontrar sites ou diretórios para cadastrar seu site, procure por uma ou todas as frases que se seguem.

-- Adicionar site
-- Cadastrar site
-- Indicar site
-- Adicionar URL
-- Cadastrar URL

Links obtidos em cadastramentos fora do Brasil valem da mesma forma, inclusive em outras línguas (desde que o diretório ou site aceite outras línguas).

Já os citados programas que fazem o cadastramento automático, tal como uma mala direta, não leva em consideração o conteúdo do site, e o limite deles é de milhares ao dia. Então, tais links não são confiáveis, como indicação de mérito do site ou página para onde apontam, concorda? Em contraposição a estes, imagine um link colocado num texto de página de um site que trata de assunto relacionado com o assunto do seu site; neste link ou ao lado dele a pessoa recomenda o seu site porque o visitou. Este link merece muito mais crédito do que aqueles colocados de forma automática, não é?

Voltar ao topo

Por que quando a gente vai cadastar um site eles pedem só o endereço da página inicial do site?

Porque a página inicial, também chamada de home, deve exprimir o conteúdo do site. Ela é, portanto, a mais importante do site, e deve ser bem otimizada. Os créditos obtidos com os links apontados para a página inicial são redistribuídos por todas as páginas do site. Suponha que todos os links externos são dirigidos para a página inicial e verificamos que ela tem, digamos, um rank de 4; ao examinarmos as páginas internas vamos encontrar PRs 3, 2, 1, 0.

Os links expontâneos costumam ser mais específicos – se eles estão se referindo ao conteúdo de uma página, são acompanhados do URL completo. Por exemplo: http://www.dominio.com.br/pagina-tal.html. Isto significa que está sendo recomendado o conteúdo de uma página que estamos chamando de pagina-tal.

 

Os links dos blogs valem também como links externos?

Sim. Valem tanto quanto os links dos sites. O que manda e importa não é esta procedência, mas o rank da página de onde vem o link.

A minha posição no Google vai melhorar logo que meu site for cadastrado nos diretórios e nos outros sites?

Não. O Google leva meses para considerar como válido um link externo. Ele costuma indicar a presença de um ou outro link externo no começo, mas todos os links que você vier a obter só serão relacionados muito tempo depois. Isto é uma forma de se garantir que os links são, de fato, reconhecimentos da importância do seu site. Se seu site é novo, a posição inicial será determinada exclusivamente pelo que é feito dentro do site, em cada página.

Voltar ao topo

Se eu conseguir um PageRank alto, meu site salta para a primeira posição?

PageRank alto não é garantia de bom posicionamento. Ele é apenas um – entre uma ou mais centenas de fatores – que vai determinar a posição do site ou de uma página qualquer dele. Uma página com PR 0 de um determinado site pode ficar melhor posicionada que outra de PR 5, de outro site, em função da melhor otimização dentro da página no primeiro site.

Adicionalmente, o aumento do PageRank tem sido muito criterioso, o que torna difícil o crescimento deste fator, mesmo obtendo-se muitos links. Muitas vezes nós nos deparamos com sites com PR 5 ou 6, e que têm relativamente poucos e inexpressivos links externos. Em geral são site antigos (anteriores a 2003), de uma época em que o PR subia com facilidade.

Os critérios de ordenamento das páginas sofrem mudanças?

Sim, e muito; até mais do que imaginamos. Em geral, os webmasters ficam sabendo apenas das grandes mudanças. As mudanças mais sutís passam desapercebidas. Para ficar atualizado é preciso estar online com as pessoas e empresas melhor informadas do mundo. Uma de minhas primeiras tarefas no dia é checar as informações dos maiores especialistas americanos sobre mecanismos de busca. Às vezes um detalhe é que define se uma página vai ganhar ou perder uma posição na lista de resultados.

Voltar ao topo

Para colocar anúncio pago na internet, eu preciso otimizar o site?

Não. O anúncio dispensa a otimização, embora os mecanismos de busca tendem a rejeitar um anúncio maldoso, que tenta enganar os visitantes, anunciando uma coisa e apresentando outra. Esta troca pode ser cometida de boa-fé, e os mecanismos de busca orientam o anunciante a fazer a reformulação.

Para anunciar na internet você pode contratar uma empresa e ela faz tudo para você.

Voltar ao topo

O que é mais vantajoso, otimizar o site ou colocar anúncios pagos na internet?

Ambos têm vantagens e desvantagens. Tenho observado, contudo, um fenômeno indesejável aqui no Brasil, com respeito a anúncios pagos. Pessoas físicas ou jurídicas com poucos recursos financeiros para empregar nesses anúncios, ficam muitas vezes em situação difícil depois de certo tempo, pelo motivo que se segue.

Os preços dos anúncios são função da oferta e da procura. Quanto mais anúncios houver em um tema ou produto, maior será o preço. E isto vai aumentando porque o sistema funciona como uma espécie de leilão. Os recursos financeiros para tais anúncios se tornam escassos com os aumentos, e o dono do site é obrigado a migrar para a visibilidade normal ou orgânica das buscas. Entretanto, como o site não foi otimizado no começo, ele tem fraco desempenho, não aparece nas primeiras posições da lista orgãnica e, de repente, ele pode ficar sem visitantes, o que equivale a ficar sem vendas. Então é necessário fazer um trabalho de otimização e esperar que o site seja promovido para as posições mais altas.

A boa notícia aqui é a seguinte: dependendo do tema ou do produto, a otimização pode ser feita de várias maneiras, de sorte que em um mês ou um pouco mais, o site começa a receber os primeiros visitantes provenientes das listas orgãnicas onde a concorrência é pequena, e vai aumentando com o passar do tempo, na medida que as outras páginas vão sendo melhor posicionadas.

Voltar ao topo

Como diferenciar uma página chamada normal de uma página paga?

As páginas pagas são colocadas no alto e/ou do lado e/ou em baixo (final) da página. Em geral recebem um nome, como Links Patrocinados, Anúncios Pagos, Pagamento por Clique, Anúncios no Google, ou apresentam um colorido diferente. Também nas páginas pagas a posição vai influenciar no número de pessoas que vão acessar a página ou site. Por isto é mais caro colocar o anúncio na primeira posição do que nas outras. Se você deseja mais informações sobre anúncios, leia Otimização: Anúncios.

Tem jeito de otimizar um site em flash?

Não. No atual estágio da tecnologia, não é possível otimizar um site em flash porque os robots dos mecanismos de busca não lêem o que está escrito nele. Os robots só lêem o que está escrito em código html. Pode-se otimizar a tag título e as meta tags, mas elas são insuficientes para dar os elementos necessários ao posicionamento da página. Pode-se até "otimizar" os textos que aparecem no flash, mas de nada adianta, já que eles não são lidos pelos robots.

Tecnicamente um site em flash é um site de página única. Mas pode-se ter um site com flash numa parte da página e html no restante, assim como páginas com flash e outras em html. Mas os robots só lerão o que estiver em html.

A partir de meados de 2008 Google e Yahoo anunciaram a capacidade de lerem e indexarem, com limitações, sites em flash. Entretanto, o site em flash continua a ser pouco competitivo porque a otimização feita no início é permanente (se ficou mal otimizado, ficará sempre assim), não há como adicionar novas páginas (novos conteúdos, com regualridade, são muito bem-vendos), o título é o mesmo para todas as páginas, e assim por diante.

Se quiser ler um texto mais aprofundado sobre o assunto desta página, vá a Otimização de Sites - Visão Geral

Voltar ao topo

Setembro, 2007
Atualizado em 25/09/2007
Atualizado em 28/09/2007
Atualizada em 07/10/2007
Atualizada em 15/12/2007
Atualizado em 05/09/2009

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados