Links: Limite da Quantidade por Página



Ruy Miranda


A quantidade de links por página não é matéria claramente definida, pelo que acaba sendo objeto de equívocos.

Links: Quantidade de Links por Página
Existe um número limite de links por página que, se ultrapassado, causa penalização?

 

Oficialmente não existe um número limite de links por página. Desde que um representande do Google disse, por volta de 2004, que a quantidade de links por página não deveria ultrapassar 100, este número passou a ser uma referência. Posteriormente o Google passou a recomendar formalmente este limite no seu site. Aí estão incluídos os links para outras páginas do próprio site.

Razões para colocar limites – Existem razões do lado dos mecanismos de busca, do lado do proprietário do site e do lado do usuário para se limitar o número de links por página. Do lado dos mecanismos de busca, devido à fantástica quantidade de dados a serem trabalhados no banco de dados. Os links são as informações mais preciosas para qualquer mecanismo de busca e, assim, precisam ser cuidadosamente registrados e seguidos. Ainda que os centros de dados dos grandes mecanismos de busca sejam separados, segundo critérios próprios, se os sites colocarem centenas de links por página, não haverá computador capaz de lidar com tantas informações cruzadas. Por isto, a "deixa" fornecida pelo representante do Google foi recebida como aviso: alguma coisa ruim pode acontecer à página que ultrapassar esse limite. Contudo, na prática parece que há espaço de tolerância – observa-se páginas bem posicionadas no mercado americano, em temas altamente competitivos, que apresentam em torno de cento e vinte link válidos.

Do lado do proprietário é também conveniente limitar o número de links porque, quanto maior ele for, maior será o tempo que os mecanismos de busca gastarão com a página recolhida até que todos os links sejam claramente compreendidos. Mesmo que não houvesse eventualmente uma punição direta, a demora em mostrar a página, seja após sua indexação pela primeira vez, ou quando ela é atualizada com mudanças nos links, o tempo em que ela fica recolhida torna-se um tempo perdido.

Do lado do usuário, excesso de links, ainda que eles sejam de aparência mais discreta, é desconfortável aos olhos. Pode também gerar desconforto psicológico no usuário, uma sensação de tarefa não completada, quando passa por links sem clicá-los. Se o autor, ao citar, julga o link importante, não segui-lo é deixar de lado algo importante. Tal desconforto é minimizado quando os links são separados dentro da página de acordo com suas finalidades. Por exemplo, uma seção de links que conduzem a um glossário não atrapalha porque o usuário entende que estão ali para consulta, se for necessário.

Página requer maior número de links – Em algumas circunstâncias a página requer um número maior de links . Por exemplo, numa página de fórum. O que fazer em tal circunstância? A primeira coisa é fazer uma depuração nos links, ou seja, marcar os links irrelevantes, com o que eles não serão indexados pelos mecanismos de busca. Marca-se esses links com o atributo rel="nofollow". Com isto o robot passa por ele, e pelo texto incluído na âncora, como se nada existisse ali. E se, mesmo assim, o número de links é grande, pocura-se desdobrar a página. Pode-se fazer uma seqüência, tipo página 1, página 2, etc.

Marcar o link para não ser indexado e seguido pelos robots pode ser feito na edição da página. Suponhamos que alguém entra num fórum ou na página de um blog, e deixa uma mensagem com o único propósito de obter rank. O administrador do fórum ou o dono do blog. elimina o link ou coloca o atributo de relação (para frente) nele. Outros motivos podem conduzir à marcação do link e invalidá-lo do ponto de vista de ranqueamento.

Links marcados e penalidades – Está havendo uma forte discussão no mercado americano sobre links marcados com rel="nofollow"; eles estariam sendo considerados spam pelos mecanismos de busca e, como tal, sofrendo penalidades. Esta marcação foi sugerida pelo google em 2004-2005 e abraçada pelos outros mecanismos de busca, para combater o forte spam nos fóruns. Como a marcação pode ser aplicada em qulquer link, inclusive nesta situação de limitar a quantidade deles numa página, sites que não praticam spam poderiam ser considerados praticantes e... punidos. Isto nos leva a ficar atentos sobre a evolução dessas discuções.

O Google, criador da idéia, ainda não se posicionou com respeito ao assunto desta marcação no link e sua inclusão ou não na contagem de links de uma página.

Em síntese, embora não haja uma regra explícita, é aconselhável limitar o número de links a cem. E, se for necessário incluir mais, é aceitável ir a cento e vinte. Se o número de links crescer muito, aconselha-se a dividi-los em duas ou mais páginas. Se você estiver pensando em não correr risco de perder algum ponto com o Google, fique em 100.

Atualizado em Fevereiro/2007
Atualizado em Junho/2007

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados