Mecanismos de Busca vs Webmasters


Popularidade e Reputação – A popularidade do site, também conhecida como popularidade do link é, na sua concepção original, um ótimo critério para o usuário fazer suas pesquisas, mas tornou-se um campo de batalha entre os mecanismos de busca e os webmasters. Vou explicar primeiro, em linhas gerais, como funciona a popularidade do link.

Se você está procurando uma loja que venda sandálias femininas, por exemplo, e o mecanismo de busca informa que existe uma que é a mais prestigiada por pessoas ou firmas pela quantidade de links que estão apontando para ela, então é muito provável que essa loja seja a melhor de todas ou uma das melhores. Dizemos que esse link é popular ou que esse site é popular, e imaginamos que tanto o site como a pessoa ou empresa que vende produto ou serviço através dele são bons.

Mas isso nem sempre é verdade – ser muito popular na internet não é, necessariamente, sinal de boa reputação. Como as lojas, assim como toda atividade comercial, industrial e de seviços, sobrevivem das vendas, é preciso fazer todo esforço para aparecer nos primeiros lugares da lista. Para se conseguir isso usa-se, muitas vezes, recursos ilusórios, o que dá falsa idéia de boa reputação. Essa luta para aparecer nos primeiros lugares originou um jogo de gato e rato entre os mecanismos de busca e os webmasters.

A Luta Entre os Mecanismos de Busca e os Webmasters – Cointinuando com o exemplo. Uma certa loja que só vende sapatos, para aparecer mais e atrair você, coloca a palavra 'sapatos' no título e também a palavra 'sandálias'. Quando você procura 'sandálias' em algum mecanismo de busca, essa loja, que só vende sapatos, vai aparecer na lista. Você vai no site e lá encontra tentadoras ofertas de sapatos. Ela iludiu você e os mecanismos de busca.

Para evitar esse jogo sujo, os mecanismos de busca introduziram mudanças, como por exemplo, a necessidade da palavra 'sandalias' aparecer também na descrição do site ou página e/ou no texto. A maioria dos mecanismos de busca hoje em dia dá importância secundária à descrição. Eles buscam a palavra 'sandália' no texto. O que aconteceu? A tal loja deu uma de espertinha, outras fizeram o mesmo, e quando os mecanismos de busca descobriram, introduziram o conceito de densidade, ou seja, a palavra 'sandália' tem de aparecer um número razoável de vezes no texto.

Reciprocidade de Links – Como a visibilidade (leia-se aparecer nos primeiros lugares) depende de links que conduzem a um site ou página, os webmasters criaram o intercâmbio de links. O meu site anuncia uma loja que vende sapatos e o seu site anuncia os seus serviços de informática. Então eu coloco no meu site o link do seu site e você, em reciprocidade, coloca o link do meu site. Para os computadores dos mecanismos de busca o seu site é considerado importante por mim e o meu site é considerado importante por você. Mas como isso foi combinado entre nós, trata-se de um engodo. Você não conhece o meu site e nem sabe se os sapatos que digo que são bons, o são de verdade, e eu não conheço o seu site e tampouco sei se você é tão bom em informática como diz ser. O Google, que introduziu o conceito de popularidade do link, tem mecanismos para minimizar essa distorção – de novo é o mecanismo de busca correndo atrás.

Peso do Rank da Página – Em outra etapa desse jogo de gato e rato, os mecanismos de busca, para dar resultados mais reais, passaram a dar importância ao rankeamento do web site que aponta para outro. Se um web site que está bem rankeado aponta para outro, este também deve ser importante. Então esse link deve ter importância maior. Em razão disto, em 2003 passaram a vender link – por um pagamento mensal, o meu site que anuncia sapato coloca um link para o seu site de informática, mas eu não sei se você é bom no assunto. Quanto melhor posicionado estiver o meu web site, mais caro é o link. Surgiu o comércio de links. Você me paga um mês, o robot passa pelo meu site, indexa o link do seu site e isso vai melhorar a sua posição. Assim, a nova concepção teve também de ser modificada – aliás, ainda está em curso a mudança, e por isso o comércio de links continua intenso.

Tempo de Atividade do Link – O esforço corrente dos sites de busca para sustentar o uso da popularidade dos links passa pela aplicação de critérios mais rígidos para se considerar um link como válido para julgar o outro web site – por exemplo, estar ativo durante muitos meses. Você pode me pagar para colocar um link para o seu site, mas isso deverá ser feito durante meses. Assim, hoje em dia, o Google só lista um link depois de identificá-lo durante meses seguidos. O que fazem os webmasters? Compram links de forma permanente, com esquemas prontos de cobrança mensal automática em cartões de crédito. Existem sites especializados em venda de links (funcionam como corretores) e, a despeito de contribuirem para distorcer o conceito de popularidade do link, eles são rankeados normalmente pelos mecanismos de busca, inclusive pelo criador do conceito, o Google!

A Última Sacada: Construir Site, Rankear e Vender – Tenho percebido um movimento não usual, na internet nos Estados Unidos, de venda de sites. Andei examinando alguns deles e encontrei o que chamo de sites postiços. Eles têm todas as características de sites construídos com os elementos básicos, empregos de modelos, textos minúsculos que não dizem nada, criação recente, sinais de automação. Tudo leva a crer que foram feitos apenas para fornecer links ou para a venda do próprio site. É provável que tenham usado expedientes escusos para evoluir rapidamente nas posições e no rank, os quais, quando descobertos, e já em mãos de incautos, são até mesmo banidos da listagem por um ou mais mecanismos de busca.

Esta é um rápida demonstração do jogo de gato e rato na determinação da popularidade do link. Há muita criatividade dos dois lados: dos mecanismos de busca na criação dos critérios confiáveis, e de webmasters inescrupulosos na arte de burlar esses critérios.


Julho/2005

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados