Troca de Links: Primeiro Caso de Banimento

 

22/novembro/2006 – MSN se manifesta por escrito sobre banimento de site devido a troca (intercâmbio) de links.

O MSN efetuou o primeiro banimento que se tem notícia devido a intercâmbio de links. A manifestação do Live Search sobre o caso ocorreu em 20-11-2006.

Histórico – Um site sobre seguro ficou no index do MSN por 5 a 6 anos e nos últimos 2 a 3 anos estava situado entre os dez primeiros. Em meados de maio ele desapareceu. Seguiram-se várias tentativas de obter informações sobre o que estava acontecendo, para as quais o site não teve resposta. Em setembro alguém sugeriu que o representante do site fizesse contato pelo email webspam@microsoft.com. Continuou sem resposta, mas ele continuou insistindo com vários emails. Ontem veio a resposta. O caso pode ser lido no fórum do SearchEngineWatch.

A mensagem foi a seguinte (no otiginal):

Your site is acquiring links through posting to or exchanging links with sites unrelated to your site content. Techniques which attempt to acquire unrelated spam links in order to increase ranking are considered spam and your site has been excluded from our index as results. Please contact us once you've removed these links and we will reevaluate.

Live Search

Traduzindo:
Seu site está adquirindo links através de postagens para ou trocando links com sites não relacionados com o conteúdo do seu site. Técnicas que tentam adquirir links não relacionados para aumentar o rank são considerados spam e seu site foi excluído do nossso index em conseqüência disso. Por favor, contate-nos quando tiver removido tais links e nós reavaliaremos o caso.

O responsável pelo site disse que, em conseqüência disso, removeu temporariamente todas as páginas de links do site e está aguardando as providências do MSN.

Significados – Este episódio tem os seguintes significados:

-- Embora o representante do Google tenha recomendado, na semana passada, em uma conferência, evitar intercâmbio de links, parece que os mecanismos de busca já estavam se entendendo nesta direção há meses. Basta observar que a retirada do citado site do index do MSN ocorreu em meados de maio.
-- A troca de links, que foi objeto da penalidade, envolve links não relacionados com o tema do site.
-- A exclusão desse site do index não é definitiva. Uma vez corrigido o que estão chamando de spam, o site deverá retornar ao index.
-- O assunto vai gerar ainda muita celeuma porque muitas trocas de links entre sites de temas diferentes não significam spam. Imaginemos, para ficar apenas no caso citado, que esse site sobre seguro apontasse um link para outro site, cujo tema é "Céu e Inferno", e no qual o dono, que faz seguro do seu carro com a companhia dona do site banido, dissesse que estava satisfeito com o serviços que recebia dela, e ainda a recomendava por meio de um link. Pode ser spam uma troca de links desta natureza? Pode ser spam se o dono do site sobre "Céu e Inferno", satisfeito com seu site, aponta um link para a empresa que fez o design, e esta, para fazer marketing, aponta um link para o site sobre "Céu e Inferno" como exemplo de seu trabalho? A área de marketing na internet, assim como programas de afiliados, e sites que têm listas de membros em alguma coisa, vão ter problemas.
-- Um site pode ter um tema, vários sub-temas e muitos sub-sub...sub-temas. Se os links estão reunidos em uma dada área do site, apartados das respectivas páginas, eles podem ser legítimos, mas, para os programs dos mecanismos de busca serão considerados spam.

O Que Fazer – Embora ninguém possa ter certeza de qual é o melhor caminho, é provável que ele seja menos radical do que o seguido no caso descrito acima, mesmo sendo uma medida temporária. Não faz sentido retirar as páginas de links e depois voltar com elas. Aliás, esta solução faz cair suspeita sobre a autenticidade do caso relatado. Existe muito jogo sujo nesses bastidores. Um mecanismo de busca pode causar problemas a outro por meio de um laranja. Mas fiquemos com a autenticidade. Todos nós devemos rever nossos links e fazer alguma coisa, algo como uma faxina, porque conseguir o retorno do site é uma canseira de dar dó. Então, é melhor prevenir do que remediar, mas sem alarme.

Dica – Cada caso é um caso, mas vou dar uma dica para quem não quer retirar links, ainda que eles não sejam contados para efeitos de rank. Colocar a instrução nofollow dentro do link , como neste caso: <a rel="nofollow" href="http://www.social-anxiety-shyness-info.com/book/index.htm" title="cover of the novel The Saga of a Shy Fellow">The Saga of a Shy Fellow</a>. Esta instrução diz ao robot para não seguir o link, ou seja, não deve estabelecer conexão entre a página e a outra para onde o link está apontando. Este método já vem sendo usado na home deste site, como pode ser visto no código-fonte da mesma. Esta instrução causa problema na autenticação do html mas, pela pressão das circunstãncias, deverá ocorrer uma atualização nos autenticadores que contemple esta instrução.

Novembro, 2006

Ruy Miranda

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados