Bigdaddy: Debate - Parte 2 - Novidades do Google

07/Fevereiro/2006 – Bigdaddy: Debate
Os debates sobre o Bigdaddy, novo centro de dados do Google, andam acalorados. Isso porque ele envolve assuntos complexos como uso de www e n’ao uso de www nos websites, duplicação de URLs, canolização, redirecionamento permanente e temporário e, em última instância, posicionamento.
O Núcleo – Pode-se mostrar melhor o assunto nos seguintes exemplos. Imagine um website cujo domínio vamos chamar meu-domínio. A home desse site pode ser representada por

  • www.meu-dominio.com.br
  • meu-dominio.com.br
  • www.meu-dominio.com.br/index.htm
  • meu-dominio.com.br/home.asp

    O Google está dizendo que estas URLs são tecnicamente diferentes. Se você fizer uma checagem em vários websites, substituindo o domínio de fantasia "meu-dominio" pelo nome real, verá que eles apresentam a mesma home page, mas elas procedem de URLs diferentes. Outras vezes uma URL exibe a home, outra dá erro, outra ainda traz uma informação diferente.

    Isso fica mais evidente quando essa pesquisa é feita no Google porque ele tem o rank da página no menu e isso serve de comparação. Por exemplo, www.meu-domínio.com.br pode aparecer com rank 4 e meu-dominio.com.br pode aparecer com rank 0. Isto significa que as duas URLs estão sendo vistas como diferentes, pelo engenho de busca.

    Duplicidade – Outro problema, no exemplo acima de dois ranks para a mesma página, é a chamada duplicidade. Se o programa do algoritmo do mecanismo de busca está vendo a página como tendo o mesmo conteúdo, porém em duas URLs, isso significa duplicidade. A duplicidade pode desencadear duas situações: a página que apareceu primeiro vem em primeiro lugar, a que apareceu depois, vem em segundo lugar ou não é exibida; o programa matemático que ordena as páginas, pode considera que há ali uma tentativa de sabotar o banco de dados, e aplicar punição, rebaixando as posições das duas URLs.

    O que fazer – A recomendação é usar apenas uma URL através do redirecionamento permanente. Cada um pode escolher a que melhor lhe convier, mas deve haver consistência, ou seja, ela deve sempre aparecer na indicação da home. Tal consistência deve existir não apenas nos links internos do site que apontam para a home, como também nos links que vêm de fora, de outros websites. Se o autor do site não fizer isso, o Google vai escolher uma, a que ocorre com mais freqüência, e canonilizá-la. Como resultado, as outras ficarão de fora do banco de dados.

    No redirecionamento permanente você redireciona todas as home com URLs diferentes para uma única. Algumas vezes o problema se mostra paradoxal. Por exemplo, se você digitar na área de endereço www.google.com.br ou google.com.br, ele vai aparecer como www.google.com.br/ Isso significa que as duas primeiras foram redirecionadas para a terceira. Mas se você digitar www.google.com.br/index.html vai continuar assim, e não vai passar para www.google.com.br/. Se você digitar google.com.br/index.html, será exibida como www.google.com.br/index.html.

    Onde Redirecionar – O redirecionamento pode ser feito através de arquivo .htaccess, e isso está gerando muita reação, por vários motivos. Um deles envolve segurança. Se o gerente do servidor abre o acesso para que qualquer usuário que se acha hospedado naquela máquina inclua arquivo .htaccess no seu site, na hora que quiser, e que faça as mudanças que lhe convier, está facilitando a invasão do servidor por pessoas mal intencionadas, e isso pode trazer sérias conseqüências.

    Outro problema envolve a quantidade de trabalho que isso pode gerar. Se o gerente do servidor restringe o acesso, e só permite mudança feita por ele mesmo, seguindo as instruções do cliente, haverá um trabalho enorme de gerenciamento pois, como se sabe, em um único servidor podem estar hospedado milhares de sites.

    Outro ponto de discussão é a diferença entre www.meu-dominio.com.br e www.meu-dominio.com.br/ .Embora não haja uma citação formal de que sejam URLs diferentes, tem sido recomendado tratá-las como tal, e fazer a opção pela segunda. Entretanto, se você digitar a primeira no Google, a página será exibida, sem conversão da URL na área de endereço.

    Outras Páginas – O mesmo se aplica a todas as páginas secundárias do site e às que terminam em php. As que terminam com índice.html apresentam os mesmos problemas da home, citados acima. O assunto é ainda um pouco mais complexo porque nem todo servidor aceita essas mudanças, ou não se acham com os programas suficientemente desenvolvidos para procedê-las. Se se entra com determinado redirecionamento em um dado servidor, ele pode apresentar resultados diferentes de um site para outro.

    Conclui-se que o assunto tem inúmeras facetas, e requer estudo cuidadoso. De minha parte, estou acompanhando as discussões, participando de algumas, discutindo individualmente o assunto de forma direta, e não cheguei a uma conclusão. Por isso, ainda não fiz as mudanças nos meus sites.

    Outras novidades do Google



    Ruy Miranda

  • Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
    Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados