Mapa do Site no Google

 

23/Setembro/2005 – Em ação a versão beta do programa Mapa do Site do Google - Novidades do Google

Foi lançada a versão beta (versão experimental), em inglês e alemão, de uma ferramenta interessante – trata-se de um mapa que o proprietário ou webmaster de um domínio pode fazer para ter maior controle de acesso dos robots do Google. Eu estou experimentando a ferramenta e minha experiência inicial me leva a fazer as considerações que se seguem.

Antes, porém, é necessário informar que este mapa nada tem a ver com o mapa do site que você faz para facilitar a vida dos robots que acessam o seu site. Nestes você ordena a apresentação das páginas da maneira que melhor lhe convem e elas se tornam um roteiro para todos os robots. Já no mapa destinado aos robots do Google a ordem das páginas segue a ordem alfabética, e todas as páginas são indexadas, excetuando-se aquelas que você, em lugar próprio, informou que quer deixar de fora. Ademais, esse mapa destinado ao Google é usado apenas por ele, e é provável que esse mapa seja preferido ao que você construiu. Outros programas que fzem mapas com as mesmas finalidades estão aparecendo no mercado.

Interação Amigável – O programa, em questão de minutos, escaneia o site, e apresenta a relação de páginas, assim como as respectivas tags (observei que o número de palavras-chave que exibe é bastante limitado, o que é compreensível porque o Google não dá importância a esta tag). Em seguida você pode, manualmente, fazer algumas programações para os robots do Google em cada página do site – por exemplo, que ela nunca figure na listagem do Google ou que ela seja visitada para atualização no espaço de tempo que lhe parece apropriado (uma vez por ano, uma vez por mês, diariamente, etc), importância que cada página tem, e assim por diante. Mas, embora sejam pedidos estes dados, eles ainda não são seguidos pelo Google, o qual tem sua própira progrmação para cada web site. É tudo muito fácil de ser manipulado. A linguagem usada no programa é XML, ou seja, uma linguagem que permite uma interação rápida com o site.

Indexação Imediata – Ao participar do programa você, de uma certa forma, está dizendo: olha! aqui está o meu site, visite suas páginas, me faça um relatório de um mapa provisório. O programa entra em ação e logo está exibindo um mapa provisório. Em seguida você faz os ajustes que considera necessários. Assim, se seu site está sendo lançado e ainda não figura no banco de dados do Google, esta é uma forma de entrar rapidamente para ele.

Você ainda pode atualizar manualmente quelquer página ou área do site. Suponha que ao fazer os seus próprios ajustes você determinou que, uma dada página que só muito raramente sofre mudança, seja visitada de três em três meses. Entretanto, dez dias depois você precisa ir a ela e fazer uma modificação. E agora, vai ter de esperar oitenta dias para que o Google, seguindo a programação que você mesmo fez, volte para escanear essa página? Não. Você pode ir ao mapa, selecionar apenas esta página e ordenar, com um clique, que ela seja escaneada pelo robot.

Interesse do Google vs Seu Interesse – O interesse do Google para que os webmasters venham a aderir ao uso do seu mapa do site tem razões comerciais. Vou citar duas. Se você determina que certas páginas suas sejam atualizadas anualmente (por exemplo, a página onde consta o seu endereço para contato), isso vai poupar tempo aos robots do Google, pois o tempo que eles gastam indo a essas páginas, ainda que o façam poucas vezes no ano, será aproveitado para incluir páginas novas, suas e de bilhões de outros sites.

Um outro interesse do Google se relaciona com sua principal fonte de faturamento: o AdWords (programa em que o proprietário do site paga toda vez que um visitante clique no anúncio). Se o AdWords passar a dar um melhor retorno sobre o investimento que alguém faz ao anunciar o seu site, ele será mais preferido do que os outros programas de pagamento por clique, utilizado por outros mecanismos de busca. Logo, vai faturar mais. Como os mapas dos sites poderão ajudar nisso?

O Google passará a dar preferência de impressão dos anúncios (programa AdSense) naquelas páginas que são mais visitadas e/ou atualizadas com mais regularidade. Se você atualiza suas páginas com regularidade, os visitantes voltarão ao seu site com regularidade, e você ainda atrairá novos visitantes. Com isso, os anúncios que apresentam o mesmo tema do seu site terão mais chance de receberem cliques por parte de seus visitantes na sua home page do que na página de endereço para contato, por exemplo.

E qual é o seu interesse? Se você deseja que o Google exiba sempre material fresquinho para seus visitantes, então o mapa do site construído pelo Google é interessante. Agora, se esse trabalho seu vai contribuir para um melhor posicionamento no Google, ou seja, se o Google vai incluir o mapa no algorítmo, é outra história.

Mapa do Site e Posicionamento no Google – Eu creio que esse mapa deverá ser incluído no algorítmo, por dois motivos. O primeiro é que mapas com informações precisas (por exemplo, se você diz que atualiza uma dada página todos os dias e o faz realmente) são altamente interessantes para o Google, do ponto de vista comercial, pelo que foi exposto acima.

O segundo motivo é uma informação que tem passado despercebida a muitos webmaster que escrevem sobre o assunto: na página inicial do programa para webmasters o Google diz: "Envie-nos seu sitemap hoje e ajude a aumentar a visibilidade de suas páginas." Ora, o aumento da visibilidade de modo natural só ocorre com melhora no posicionamento, e o posicionamento é determinado pelo algorítmo. A minha dedução é, portanto, a seguinte: o Google incluirá o seu mapa do site no algorítmo. E a conclusão óbvia é de que, aderir ao programa trará vantagens para o site. Mas, observe: estou colocando dedução e conclusão, não estou afirmando que isso vai acontecer.

Se você quer conhecer melhor o assunto, acesse Google Sitemaps (BETA)

Nota: O crawler citado é o SOFTplus GSITE Crawwer, e não pertence ao Google. É um software de particular e, tal como ele, existem dezenas de outros, feitos por pessoas e empresas, citados igualmente pelo Google. O SOFTplus foi um dos pioneiros nesta área específica.

Atualizado em Maio/2007

Outras novidades do Google

Ruy Miranda

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados