YouTube na Mira do Google: Aposta nos Vídeos - Novidades do Google


11/Outrubro/2006 – O YouTube, o site que roda vídeos e que é também um dos mais visitados pelos americanos, está prestes a passar para o Google. O negócio foi formalizado há dois dias, e espera-se que toda a transação se complete até o final do ano. Isto significa que as experiências feitas com anúncios em vídeos indicam que o mercado é promissor.

O negócio é da ordem de um bilhão, seiscentos e cinqüenta milhões de dólares. Ao adquirir o YouTube, o Google adquire também seu acervo de vídeos e, tal como ocorreu alguns anos atrás ao adquirir a maior empresa de hospedagem de blogs, incorpora cerca de quinhentos mil membros do site, e dá um salto em termos de quantidade de vídeos em seu banco de dados.

YouTube: O Que É – O YouTube é uma dessas iniciativas que pegaram na internet. Uma pesquisa mostrou que cerca de cento e cinco milhões de americanos já assistiram algum de seus vídeos. Os sócios produzem, editam e colocam os vídeos para rodar. São vídeos de curta duração (a maioria de uns poucos segundos), mas que custam aos donos do site a importância de um milhão de dólares por mês, em transferência de dados.

Quando você acessa uma página da internet, como esta, os dados estão sendo transferidos do servidor para você, e isto tem um custo. Esta página está contida num espaço virtual que chamamos arquivo. Quanto maior ou mais pesado é o arquivo, maior é a quantidade da transferência. O peso do arquivo é calculado com base no tamanho do texto e/ou nas características das imagens nele contidas. E as imagens são, proporcionalmente, mais pesadas do que os textos. Os vídeos, por serem composições de imagens, são muito pesados – daí, os arquivos de vídeos são pesados e explicam, ao lado do grande número deles no YouTube, essa despesa com transferência de dados todo mês.

Razões do Interesse do Google – O Google começou disponibilizar vídeos, como anúncios ou não. No caso de anúncios, o pagamento é feito por clique ou por quantidade de exposições. Seu acervo, no Google Videos, é pequeno, quando comparado com o do YouTube. Colocar esses vídeos à disposição dos usuários é dar um grande salto.

O negócio marca uma nova era, como foi a incorporação dos blogs aos mecanismos de busca, que começou em uma operação deste tipo. Mostra também que os mecanismos de busca estão incorporando empresas de médio porte (para os padrões americanos, nesta área, uma empresa que vale um bilhão e seiscentos e cinquenta milhões de dólares, é de porte médio). Até aqui, excetuando-se os negócios regionais, as incorporações eram quase sempre de empresas grandes. Marca também uma nova etapa na internet para o Google, o qual firma a sua liderança em todas as áreas.

Há quem diga que o Google está sentado em tanto dinheiro que ele não tem alternativa senão sair por aí comprando empresas. Esta é, naturalmente, a opinião de uns poucos que acham que o negócio de vídeos não vai pegar realmente, e que esse interesse é uma fase que logo passará.

O certo mesmo é que teremos novidades. O tempo dirá se ela vai melhorar nossas eperiências na internet.

Outras novidades do Google

Ruy Miranda

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados