Mapa do Site Único: Entendimentos Entre Google, Yahoo e MSN

17/novembro/2006 - Google, Yahoo e MSN se entendem para utilizar um único mapa do site

Representantes dos três maiores mecanismos de busca se reuniram, por iniciativa do Google, para examinar a adoção de um único mapa do site que será utilizado pelos três. Os entendimentos properaram, mesmo porque a proposta é ótima para Yahoo e MSN, que vão aproveitar a experiência do Google no assunto.

Motivos para a adoção de um mapa único – Embora não tenham divulgado os motivos, eles parecem óbvios. O sucesso do mapa do site do Google, que se acha ainda em fase experimental, exerce pressão sobre o Yahoo e MSN para que adotem igual procedimento. Essa pressão tem sido direta e indireta. Eu mesmo já escrevi neste site que não entendia porque estes dois mecanismos de busca não disponibilizavam ferramenta semelhante à do Google. Por outro lado, eles vêm perdendo terreno por este motivo, já que a rapidez na indexação por parte do Google, tornam seus centros de dados muito mais atualizados.

Na prática, o seu mapa do site feito para o Google servirá para os três.

Como será – O mapa será em XML e terá todas as características do atual mapa do Google. Certamente eles unificarão certos critérios. E as informações que você colocar nele serão rastreadas pelos três.

O Google ficou "bonzinho"? – Não. O Google está agindo para evitar um problema que o afetaria. Se o Yahoo e MSN introduzissem mapas com as mesmas características, isto ia trazer dificuldade para os robots. Ia trazer problemas também para com os usuários porque haveria muito questionamento, do tipo por que o mapa tal tem isto e aquilo e o meu não tem. Ademais, os mecanismos de busca, que já lidam com dois mapas do site, o do Google e o que fazemos para servir os visitantes, passariam a lidar com quatro.

Reflexos no dia a dia – Esta medida é extremamente útil para quem tem compromissos e obrigações de manter o site atualizado. Dá trabalho você comunicar a atualização ao mecanimso de busca. Você entra no seu mapa, adiciona o que existe de novo, pede para o Google rastrear a página, checa se o processo foi bem sucedido. Quase sempre uma nova página altera a lista de links em várias outras, as quais precisam ser atualizadas e, consequentemente, re-rastreadas pelo Google. Terminada esta tarefa, você sai dali e vai ao mapa do site de uso dos visitantes e faz a inclusão da nova página. E, para que seu site fique realmente atualizado, é preferível fazer toda a operação do mapa do Google manualmente e de imediato, ao invés de esperar que robots dele sigam os novos links.

Com o entendimento entre Google, Yahoo e MSN de ter um mapa do site único, essa operação, que prenunciava desdobramento em mais dois, ficará no que é hoje.

Novidades nos Pequenos Mecanismos de Busca e Miscelânea

Ruy Miranda

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados