Parceria Google-Yahoo Mixou Antes de Começar - Novidades da MSN-Bing


O Google desistiu da parceria em anuncios com o Yahoo, como previ que ia acontecer. Isto não foi nenhum exercício de advinhação, mas uma dedução lógica emanada dos fatos e das tradições de luta pela livre concorrência na América.

No dia 14 de julho/2008 dei a notícia dos entendimentos entre as duas empresas para uma associação nos anúncios do Google, o AdWords. Terminei a notíca/comentário com o seguinte parágrafo:

Minha aposta: a parceria Google-Yahoo para os anúncios vai gorar e o Yahoo não será vendido para a Microsoft. A pirraça provavelmente asfixiará as duas empresas de buscas (MSN e Yahoo). Espero estar errado porque, se estiver certo, vai dar na mesma: o Google vai poder colocar o preço que quiser nos anúncios.

Uma parte da previsão se consumou com o anúncio da desistência por parte do Google. A empresa informou que desistia do acordo com o Yahoo para os anúncios porque ele estava implicando em sérios desgastes para responder a todas as indagações legais. Creio que se o Google insistisse, seria obrigado a desfazer o acordo por vias judiciais.

Podemos respirar aliviados – não haverá apenas uma grande empresa de anúncios na Internet, condição propícia ao abuso. Continua havendo espaço para outra, em condições de competir, como seria a que resultaria do acordo entre Microsoft e Yahoo.

A segunda parte da previsão não foi fechada ainda. Há indícios de que a Microsoft não desistiu do negócio, embora tenha dado sinais de que "partira para outra". Agora a situação do Yahoo ficou muito mais frágil. Se antes a empresa resistia até mesmo à reação enfurecida de seus acionistas, agora está com uma saia justíssima. Acredito que não há outro caminho para ela senão voltar a negociar com a Microsoft.

 

Ruy Miranda
Otimização de Sites



Ruy Miranda

Outras novidades do MSN-Bing

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados