Meta Tags – O Que São


Ruy Miranda

Otimização de Sites


O Que São – Para que você possa entender o que são as meta tags, vamos começar explicando o significado das palavras. Meta é um prefixo que entra na composição de muitas palavras, como por exemplo, metabolismo, metabólito. (Não confundir com o substantivo meta, popular entre nós, e que, entre outras coisas, significa aquele espaço que fica entre três páus ou hastes, e onde os jogadores de futebol fazem os gols.) Quando se fala em "meta tags" o prefixo fica separado do substantivo tag. Não se fala metatag ou metatags. Portanto, o prefixo meta passa a ter uma característica própria. E pode-se dar diferentes interpretações para o prefixo, todas apropriadas à sua função.

Meta pode designar o que está atrás. Pode também designar o que está além. Pode indicar que algo vem em sucessão. Qualquer dessas interpretações são apropriadas, como você verá. Vamos ver em seguida o significado de "tag".

Tag em inglês significa etiqueta, rótulo. E etiqueta é algo que colocamos em objetos, mercadorias, arquivos, etc. para nos ajudar na lida diária, para nos orientar. Portanto, temos que "meta tag" é uma etiqueta que está atrás, uma etiqueta que está além, uma etiqueta que indica que algo vem a seguir.

Então agora podemos dizer que meta tags são etiquetas que, tal como qualquer tag, não aparecem na tela do computador, e que servem para orientar um robot que vai a uma página da web e escaneia o conteúdo existente nessas etiquetas. Por exemplo, recolhe a descrição do conteúdo da página.

O robot é um programa e, neste exemplo, é instruído a recolher as informações que estão contidas dentro da etiqueta "descrição". Para ser mais preciso, ele entra na página e, a certa altura, encontra a seguinte instrução: meta name="description" content=. Isto significa que o nome da etiqueta (tag) é description (=descrição) e que o conteúdo (=content) vem a seguir. Esta instrução é precedida pelo símbolo < e, depois de colocada a descrição entre aspas, fecha-se a tag (etiqueta) com o símbolo >. Portanto, uma tag description completa é mais ou menos assim:

<meta name="description" content="Aqui dentro vai a descrição da página ou do site" />

O robot vai enviar para o banco de dados do mecanismo de busca que a etiqueta descrição tem o seguinte conteúdo: "Aqui dentro vai a descrição da página ou do site". No banco de dados esta informação será usada, juntamente com outras, para classificar a página e colocá-la em uma ou várias listas.

Outras etiquetas (tags) são utilizadas na classificação das páginas. Por exemplo, meta name="Keywords" content= que vem a ser: o nome da tag é "palavras-chave" (=Keywords) e que as palavras-chave vêm a seguir. Esta meta tag completa, em uma imaginária página que tem a meta descrição acima citada, fica assim:

<meta name="Keywords" content="descrição da página, descrição do site, descrição, página, site">

O robot vai enviar para o banco de dados do mecanismo de busca que a etiqueta palavras-chave tem o seguinte conteúdo: "descrição da página, descrição do site, descrição, página, site" (O emprego de frases, como por exemplo, "descrição da página", o emprego de preposições, como por exemplo, "de", o emprego de artigos, o uso de acentos, e outros detalhes da escrita, serão discutidos em outras oportunidades).

Onde ficam as meta tags – As meta tags ficam bem no começo da página da web, o que indica a importância das mesmas para os mecanismos de busca. E como elas são parte da programação universal, básica, para os robots de indexação (recolhedores de dados), ou seja, são parte do html, então elas ficam contidas dentro da indicação html. Quando o robot entra na página, ele encontra a abreviação "html" que indica a existência de uma linguagem que ele "sabe" interpretar; a seguir ele se depara com o conteúdo, para o qual ele (o robot) está preparado para copiar e transmitir. Esse conteúdo é dividido em três partes: cabeça, corpo e pé (ou rodapé).

Na cabeça vão, pela ordem, o título da página ou do site e as meta tags. (O título do site é o que consta na home page, também chamada de página principal ou ainda, de página de entrada.) A cabeça tem um nome oficial, universal, que é a palavra cabeça em inglês, ou seja, "head". Ela vem logo após a abreviação html, e seu final é a mesma palavra head precedida de uma barra, ou seja, /head.

Em síntese o robot entra e encontra uma sequência de símbolos:<html>, <head>, <title> (=título), em seguida as meta tags e, quando elas acabam, vem uma indicação desse final, com a etiqueta </head>.

No corpo (body) vai o conteúdo da página, que é é exibido aos usuários. Ele fornece orientações para os robots por meio de outras etiquetas.

No pé vão algumas informações de saída, como por exemplo, nome da empresa ou do dono do site, endereço, e outras informações acessórias. O termo "pé" não é oficial. Eu o estou usando para fins didáticos. A página pode terminar sem essas informações do rodapé, sem preju[izo para a página.

Vamos ver um exemplo mais concreto – Suponhamos a nossa página imaginária. Vamos dizer que o tema dela são as meta tags descrição e palavra-chave, e que o seu título será "Meta Tag Descrição e Meta Tag Palavra Chave". A cabeça (também chamada de cabeçalho) dessa página será assim:

<html>
<head>
<title>Meta Tag Descrição e Meta Tag Palavra Chave</title>
<meta name="description" content="Aqui dentro vai a descrição da página ou do site.">
<meta name="Keywords" content="descrição da página, descrição do site, descrição, página, site">
</head>

Observações:
1. Qualquer página da Internet é composta por várias meta tags.
2. Entre a tag <head> e a tag </head> podem ser inseridas outras informações além das contidas nas meta tags, como por exemplo, o estilo das letras que serão usadas nos textos da página.
3. Depois da cabeça vem o corpo, simbolizado pela etiqueta <body>
4. Toda tag que se abre (<html>, <head>, <title> <meta, <body>) tem de ser fechada. As meta tags são fechadas com o sinal >. As demais com o mesmo símbolo que as caracteriza, precedido de barra (</html>, </head>, </title>, </body>).
Janeiro/2006
Fevereiro/2007
Março/2007
Agosto/2011

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados