Tag Título: Número de Caracteres e a Posição da Marca da Empresa



Ruy Miranda

Otimização de Sites


A tag título deve ter um número limitado de caracteres. Existem pequenas diferenças entre Google e MSN (Bing) de um lado, e Yahoo de outro, em relação ao número limite. A posição da marca da empresa pode ser relevante no posicionamento das palavras que preencherão o número de caracteres recomendados.

O que é a tag título – É a tag que fica dentro das tags <head></head>. Também chamado de título na web, é representada na página pelas tags <title></title>, e exibida pelos mecanismo de busca na lista de resultados de uma busca. Você não deve confundi-la com o título ou títulos que colocamos no corpo do texto (dentro da tag <body>), exibido(s) na tela quando acessamos a página.

É conveniente atentar para os vários aspectos envolvidos nessa tag. Vamos falar aqui exclusivamente do seu tamanho e de uma dica relativa ao posicionamento da marca da empresa.

Tamanho da tag título – Quando fazemos esta tag precisamos ter em mente a recomendação dos mecanismos de busca, tal como se segue:

-- Google e MSN (Bing): o ideal é até 63 caracteres; tolerável 67. Mais do que isto não é exibido.
-- Yahoo: o ideal é até 72 caracteres. É um pouco mais flexível quando este número é ultrapassado.

É importante ressaltar que o número de caracteres inclui espaços e qualquer pontuação ou caractere entre as palavras, mas não inclui acentos.

Dica importante - Esses limites são os limites de exibição dos caracteres. Se você colocar mais caracteres (palavras-chave) do que 67, o Google vai exibir até 67, mas outras palavras-chave não exibidas são consideradas na otimização da página - o limite de caracteres aqui é impreciso, mas é desaconselhável ultrapassar 80 caracteres. Raciocínio idêntico é aplicado ao Yahoo, com mudanças nos números.

Importante! – Se uma palavra-chave está depois de 67 caracteres, ela não será exibida no título, mas aparecerá normalmente no texto que se segue ao título (em geral dois fragmentos do texto). Se uma palavra-chave está depois de oitenta caracteres ela não será exibida no título e nem os fragmentos do texto, ouseja, a página nõ será exibida. Logo, é perda de tempo fazer títulos web quilométricos.

O que acontece quando os limites não são respeitados – Quando esses parâmetros não são respeitados, o mecanismo de busca exibe apenas até o seu limite, e coloca uns pontinhos para indicar ao usuário que o título tem outras informações além das exibidas. Logo, é bobagem fazer títulos grandes. Títulos quilométricos são, de cara, um forte indício de amadorismo na otimização do site.

Porque existe limite ao número de caracteres? – É óbvio que os mecanismos de busca, por meio de estudos, chegaram à conclusão de que esses números são suficientes para se mostrar o tema ou temas do site ou da página. Mas como explicar a maior tolerância do Yahoo? Creio que a explicação está no fato de que este mecanismo de busca, quando calcula o posicionamento de uma página, dá ao título uma importância maior do que os outros dois; assim, é razoável que abra maior espaço para que o autor do site coloque mais palavras na tag título.

Posição do nome da empresa e o limite de caracteres – Vamos examinar o assunto em relação à home ou página inicial. A colocação do nome da empresa pode ser no começo ou no final do título, dependendo se ela porta ou não palavra-chave, e se sua inclusão vai prejudicar a exibição das palavras-chaves da página. Vamos supor que a marca da empresa é Casa Josémanuelantonio Ltda. Esta marca tem 27 caracteres, o que preenche quase a metade do limite de exibição. Se nós a colocamos no começo e, em seguida, adicionamos cinqüenta caracteres com palavras-chave, teremos 77, o que significa que certamente algumas palavras-chave não serão exibidas (mas poderão ser escaneadas pelos robots e transmitidas ao centro de dados). O que é mais importante neste caso? Exibir a marca ou as palavras-chave? Eu fico com a segunda. Somente em casos excepcionais a marca, por ser muito conhecida, deve vir no começo dessa tag.

Mas se você ou seu cliente fazem questão de colocar a marca, precisam escolher entre as perdas que isto acarretará.

Dica para colocação da marca – Em certas circunstâncias é possível conciliar os limites no número de caracteres impostos pelos mecanismos de busca e a inclusão da marca. No exemplo citado acima, em que o título teria ficado com 77 caracteres, pode-se recorrer ao atalho que se segue.

Colocamos, em primeiro lugar, as palavras-chave e, em seguida, a marca. O que vai acontecer? Parte da marca não será exibida na busca, mas, se o visitante fizer questão de sabê-la, acessará o código-fonte e lá encontrará o título integral. Dessa forma a otimização não fica prejudicada, os visitantes podem ver o que mais lhes interessa (o tema ou os temas da página ou site ) e decidir se entram ou não na página exibida. Podemos compensar esta “perda” colocando no começo da tag título da página 'Empresa ’ ou ‘Quem Somos’.

Março, 2007
Agosto, 2011

Janeiro/2006
Fevereiro/2007

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados