RSS e Atom – O que São e Como Instalar


Ruy Miranda
Otimização de Sites

O Que É RSS – RSS é uma abreviação de diferentes expressões em inglês, as quais tentam traduzir um processo de transmissão e divulgação de dados na internet. Na essência, o processo consiste na publicação de textos com ou sem imagens, que podem ser levados ao usuário, dispensando o acesso ao site que publicou a matéria. Em geral essa publicação é o começo de uma publicação maior, localizada no site, e que o usuário visita se desejar. Às vezes o conteúdo é publicado na íntegra pelo RSS. A linguagem utilizada na publicação é a XML. O XML tem a mesma origem do HTML e, por isso, são muito parecidos. Antecipo, entretanto, que o XML é muito mais simples ou simplificado que o HTML.

Peculiaridades da publicação em RSS

1. O resumo da publicação, ou o seu primeiro parágrafo, ou parte dele, é o objeto distribuído. Este conteúdo é precedido do título da publicação integral. Vamos chamar isto de um bloco. Tal bloco é conhecido por feed . Um feed lembra as chamadas na primeira página dos jornais físicos e online, onde se dá uma notícia em duas, três, quatro linhas, e depois se coloca o número da página interna onde a notícia está reproduzida na íntegra. A linguagem para publicar esse bloco é o XML.

2. Em geral, o site ou blog que edita textos em XML, em formato feed RSS, é conhecido porque apresenta um ícone próprio tais como estes: e Variação de ícone de RSS feed. ou variações destes.

3. Leitura dos RSS – Os computadores lêem HTML e não lêem o XML. Logo, não lêem os RSS. Sabemos que eles também não lêem arquivos em PDF. Por isto, para lermos um documento em PDF nós precisamos de um leitor de PDF, conhecido como Reader de PDF. Da mesma forma, precisamos de um Reader especial para ler RSS.

4. Instalar leitores – Os leitores ou readers, são também chamados de agregadores. Existem muitos readers para RSS, sejam gratuitos ou pagos. Todos podem ser baixados para um computador, online, e instalados em seguida. Você pode experimentar o RSSReader – ele é gratuito e relativamente fácil de ser manejado. Não tenho nenhuma razão especial para indicá-lo, exceto o fato de que é o que estou usando no momento e, por isto, tenho mais facilidade para falar sobre ele. Aproveite sua visita e faça o download dele.

5. O reader nos permitem ler os feeds. Mais abaixo explico como obter os feeds. Portanto, ele lê o XML e o transforma em linguagem compreensível pelo computador. O reader que informei, apresenta um feed e logo em seguida dois links. Um dos links abre a publicação completa ali mesmo, no reader, se você quiser ler a notícia inteira, tal como se acha na página do site em HTML. O outro link te leva à notícia completa, porém na página do site em que foi publicada em HTML. Você poderá testar os dois daqui a pouco.

6. Depois de um feed, vem outro, depois outro, e assim por diante. Ao lado dos dois links assinalados no item anterior, vem a data e a hora em que o feed foi publicado. Assim, dependendo da publicação, os feeds podem ter intervalos de minutos (como nas grandes empresas de comunicação de notícias), ou de dias, como na maioria dos sites

7. Um site pode publicar muitos RSS, cada um sobre um assunto, ou sobre subtemas de um tema central. Por exemplo, um site pode ter uma seção sobre futebol e outra seção sobre literatura, e publicar um RSS sobre futebol ou um RSS sobre cada time de futebol. Pode, por outro lado, publicar um ou vários RSS sobre literatura. Digamos que você torce por um time que chamaremos Pano e Flor Futebol Clube, e quer saber todas as novidades dele. Então você "assina" ou subscreve o RSS do Pano e Flor. Se preferir notícias sobre ficção científica, poderá "assinar" o RSS próprio. Ou ainda, "assinar" vários times e várias áreas da literatura.

Toda vez que aparecer notícia nova sobre os RSS que você "assinou", vai aparecer uma informação na sua tela. Você vai no reader e lê aquele bloco de notícia e, dependendo do seu interesse, aciona um dos dois links para ler a informação completa. Se preferir, pode ler em outro horário, porque o reader vai armazenando os feeds por um tempo que você mesmo determina. Observe que você pode ter uma área do reader com os feeds sobre Pano e Flor e outras com feeds sobre outros times ou temas. Mas continuemos apenas com o Pano e Flor.

Cada bloco de notícias sobre o Pano e Flor tem um título e um parágrafo, ou uma frase curta ou longa, que resumem a materia. Nele há um link para a página do site onde a notícia pode ser lida por inteiro. O bloco de chamada da notícia é em xml, mas a sua página com a notícia é em html.

8. Para ter esta comodidade de receber as novidades do Pano e Flor, sem mover uma palha, será preciso criar um mecanismo entre o site que publica as notícias sobre o time e o seu reader. O site publica as notícias em formato XML e as manda para o servidor, tal como manda tudo que publica em HTML. Como o seu reader vai captar isto? Vai captar tal como tudo é captado na internet, ou seja, por meio de link. Então, quando você instala o link da URL do site que dá notícias do Pano e Flor; dizemos que você adicionou um RSS ao seu reader. Na verdade você colocou um link numa ferramenta intermediária, o seu reader, para receber as notícias.

9. Quando você adiciona um RSS ao reader, ele mostra os feeds já publicados sobre o Pano e Flor e mantidos online pelo site de origem. Toda vez que o site publicar um texto novo (notícia nova) pelo endereço que você adicionou, o reader colocará um aviso em sua tela, no canto direito inferior, desde que você esteja online. Este aviso permanece por um minuto, mas você pode fechá-lo antes.

10. Otimização de Sites publica o RSS indicado abaixo. Você poderá adicicioná-lo ao seu reader e ser informado de quase tudo que é publicado neste site, sem ter de vir ao site com regularidade.

O Que É Atom – Agora que você está mais ou menos a par do que seja um feed e do que é um RSS, podemos abordar o Atom, ainda que ligeiramente. O Atom tem o mesmo objetivo do RSS, é escrito também em XML, exibe feeds parecidos aos do RSS, porém apresenta algumas vantagens. Do ponto de vista de quem recebe os feeds, o Atom dá menos problemas na leitura, oferece título e subtítulo, nome do autor com ou sem seu email, data e horário da atualização (o RSS é data e horário da publicação), e dá a informação em forma de resumo.

Quando nos referimos ao Atom escrevemos seguido de 1.0, a única versão existente, enquanto o RSS tem várias versões. Essas diferenças de versões do RSS traz problemas em alguns leitores (readers), dificuldades essas que não aparecem com o Atom. Entretanto, ninguém pode garantir que o Atom ficará para sempre nesta versão 1.0. Sabemos que ele apresenta vantagens sobre os RSS e, a despeito de estar ainda em desenvolvimento, muita gente acha que os RSS estarão superados por ele em breve. Entretanto, as informações desta página estão centradas no RSS, por ser, ainda, mais conhecido que o Atom.

Como Receber os Feeds de Otimização de Sites

Siga os passos que se seguem para adicionar os feeds de Otimização de Sites.

11. Ao clicar com o botão esquerdo do mouse no link abaixo onde aparecem os ícones XML-RSS, tal como clica em qualquer link da internet, você vai chegar a uma página diferente das páginas da internet às quais você está acostumado. É que elas estão escritas na linguagem XML. Ocorre que os navegadores não lêem esta linguagem, como eu disse acima e, por isto, ela lhe é estranha. Para que você leia o que está escrito, como lê qualquer página da internet, vai precisar do Reader.

12. Volte ao link de Otimização de Sites abaixo, chegue o cursor sobre este link, clique com o botão direito do mouse, vai aparecer um popup. Selecione nele "Copiar atalho". Em seguida, clique com o botão esquerdo e vá ao reader que você instalou.

13. No reader existe uma área de cor verde com as letras ADD (que é o equivalente em inglês, a adicionar). Chegue o cursor sobre ela e clique com o botão ESQUERDO do mouse. Vai abrir um popup com o endereço (URL) que você copiou de atalho ou com o Texto do link que você copiou em forma de atalho. Clique "Next" e estará adicionado o RSS com os feeds existentes. Se for solicitado um título, clique em "Edit", e na área de título dê o nome que desejar - por exemplo, Otimização de Sites por Ruy Miranda.

Agora, toda vez que este site editar alguma coisa nova, aparecerá um aviso do RSS READER na sua tela informando-o a respeito.

Você poderá adicionar um, dois ou n RSS no seu reader – e deverá executar uma operação no reader para cada um.

Otimização de Sites  

Siga os procedimentos citados acima, e tenha a experiência com as informações sobre Otimização de Sites.

Para você ter uma idéia melhor sobre como são publicados os feeds, reproduzo abaixo o cabeçalho e duas notícias que aparecem na lista de feeds, assim como o fechamento da página.

Se você quiser implantar o RSS do seu site, siga as instruções acima colocando o endereço dele.

Exemplo de feeds que são colocados no servidor para serem recebidos pelos readers:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="yes"?>
<rss version="0.91">
<channel>
<link href="http://www.otimizacao-sites-busca.com/rss/rss-feeds.xml" rel="self" type="application/rss+xml" />
<title>Otimização de Sites - RSS</title>
<link>http://www.otimizacao-sites-busca.com</link>
<description>Informações atualizadas sobre otimização de sites</description>
<item>
<title>Google Lança Busca Para Varejistas</title>
<link>http://www.otimizacao-sites-busca.com/blog/</link>
<description>O Google acaba de lançar nos Estados Unidos uma busca para o comércio varejista online, restrita àquele país, mas que deverá se estender aos outros países com o tempo. O serviço dispensa hospedagem em serviços normais, ou seja, o próprio Google hospeda a loja, e tem varias particularidades, como rapidez na navegação e possibilidade do usuário fazer muitas comparações de produtos. Ao varejista promete que o usuário encontrará mais facilmente os produtos de sua loja e diz que o sistema é extremamente fácil de ser manejado em um painel. À primeira vista esse sistema causará profundas mudanças nos sites de grandes lojas online e deverá interferir nos negócios de sites que oferecem buscas parecidas. O preço é um fator limitante ao acesso.</description>
</item>
<item>
<title>Superposição de Conteúdos: Problema P/ Otimização e Mecanismos de Buscas </title>
<link>http://www.otimizacao-sites-busca.com/posicionamento/superposicao-conteudos.htm</link>
<description>A superposição de conteúdos em páginas ou URLs se constitui em problemas para a
otimização, posto que há indicações de que os mecanismos de busca não reformulam o
algorítmo do site como é de se esperar. O problema é mais sério quando não sabemos se houve
superposição, e às vezes nem o dono do site sabe ou se lembra. </description>

Observe que cada feed tem <title>, <link> e <description> e todas estas tags precisam ser abertas e fechadas.

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados