Construção de Sites Otimizados



Ruy Miranda



A construção de um site é tarefa que consome alguns minutos ou meses de trabalho. Se alguém ou alguma empresa deseja uma posição sólida, destacada e duradoura nos mecanismos de busca da internet deve ter em mente que a construção ou reformulação do seu site é uma tarefa complexa. Para dar uma idéia melhor sobre o assunto, vamos ver resumidamente as etapas de construção de um site.

-- Planejamento – No planejamento são decididas coisas como objetivos, público alvo, áreas do site (também chamadas de diretórios, pastas), tamanho aproximado do site, se a otimização será dentro e fora da página, que programas serão utilizados nas páginas e no servidor, que tipo de hospedagem é ideal, se a otimização visará um mecanismo de busca específico (por exemplo, só Google, só Yahoo, só MSN) ou se abrangerá todos eles, estratégia de otimização fora da página (quando for o caso).

-- Tema do Site – O tema do site permeia todas as suas páginas e sua definição é importantíssima porque os rastros que um site deixa em outros sites, em diretórios, nos mecanismos de busca são permanentes e quase impossíveis de serem mudados. Por exemplo, o site pode estar listado em milhares de outros sites e diretórios, parte dos quais é desconhecida do webmaster. Se for necessário fazer uma mudança posterior, não há como pedir que esses sites e diretórios desconhecidos efetuem mudanças. Logo, o tema deve ser permanente.

Escolha das palavras e frases-chave – Esta é uma parte complicada no Brasil. Duas principais fontes de referência para se conhecer o que os internautas estão digitando quando fazem busca na internet, o Overture e Wordtracker, exibem resultados de buscas em português, mas há indicações de inconsitência em tais resultados e eles não fazem distinção entre as buscas efetuadas no Brasil das buscas efetuadas em outros países de língua portuguesa. Assim, por exemplo, a palavra 'sapato' foi procurada 707 vezes na internet no mês de maio de 2005 (segundo o Overture) e é impossível saber quantas delas foram feitas no Brasil e quantas foram feitas em Portugal, assim como é impossível saber se foram mesmo apenas 707 vezes. Essas dúvidas fazem com que a escolha da palavra 'sapato' como palavra-chave pode dar resultados muito diferentes do esperado.

Os programas de pagamento por clique oferecem listas de palavras e frases relacionadas com os diversos temas, mas eles não trazem indicação da quantidade de pessoas que buscam ou digitam tais palavras ou frases. Logo, eles servem apenas para ampliar o leque de palavras ou frases que poderão ser chave na construção do site. As escolhas por este caminho demandarão um rigoroso acompanhamento estatístico do site.

A quantidade de páginas exibidas quando se faz uma busca na internet pode servir de referência. A priori, se existem muitas páginas quando se procura por uma palavra, é porque existem muitas pessoas interessadas no assunto. Mas este caminho leva a enormes equívocos.

A despeito do passar dos anos, o conhecimento mais precisos das palavras usadas nas buscas continua muito precário no Brasil. Os mecanismos de busca oferecem sugestões, mas elas apresentam uma grave distorção: resultam de todas os acessos a sites ou páginas, inclusive dos que aparecem nos anúncios pagos; sabemos que muitos cliques são feitos com propósitos diferentes de atender uma necessidade de informação. O Wordtracker evaluiu um pouco e outros serviços entraram em cena, como por exemplo, o Trellian, mas todos eles são inconsitentes nas buscas em português.

Projeto do Site – De posse dos dados citados, faz-se um projeto preliminar do site. Nele estarão estabelecidas coisas como as diversas seções do site, as páginas em cada seção, a apresentação das seções, das sub-seções (e de páginas, dependendo do caso) na home page (página inicial, página de abertura), os critérios de navegação dentro do site, as etapas de desenvolvimento, as imagens que serão usadas, os textos e autores dos mesmos, representantes da empresa (quando for o caso) que acompanharão o desenvolvimento do projeto e suprirão o desenvolvedor com os dados necessários, as linguagens que serão usadas no código fonte. Depois de executadas algumas páginas verifica-se se os resultados são bons e, em caso afirmativo, desenvolve-se todo o projeto.

Escolha do Nome do Domínio – O nome do domínio é importante poque é levado em consideração por alguns mecanismos de busca na determinação do posicionamento. Sempre que possível, deve-se colocar alguma(s) palavra(s) da frase-chave primária no domínio. Entretanto, um nome de domínio desvinculado das palavras e frases-chave, como o nome da empresa, não é impedimento para se chegar ao topo de qualquer mecanismo de busca.

Registro do Domínio – O domínio pode ter apenas a extensão .com ou ter também a extensão .br Em outras palavras, será registrado nos Estados Unidos ou no Brasil. Eu prefiro o registro nos Estados Unidos pelas seguintes razões: é muito mais fácil de ser registrado (a burocracia brasileira está presente aqui também), é mais flexível, as renovações são mais tranqüilas (não preciso ficar preocupado com as datas de renovação porque as empresas de lá são muito eficientes e enviam vários avisos antes da data) e feitas on line, é mais barato, é uma extensão universal (com todo o seu glamour, além de facilitar as empresas que atuam em outros países).

Entretanto, a difusão da Internet no Brasil está mudando esse panorama. O grande número de usuários novos a cada ano pensa em .com.br e nem cogita de colocar apenas .com. Por isso, a tendência se inverteu: a despeito das praticidades do domínio .com, para efeitos práticos é melhor registrar .com.br.

O registro de domínios com abreviações correspondentes a profissões, tentado aqui no Brasil, parece que fracassou. Eu nunca entendi porque introduziram essa coisa na extensão.

Design do Site – O design básico, cujo modelo será reproduzido em todas as paginas do site, deve reproduzir a 'personalidade' da empresa ou do proprietário e/ou dos visitantes. Se o público alvo são os jovens, espera-se um design, mas se a empresa é uma funerária, espera-se algo muito diferente. Se a empresa é sólida e quer passar ou reforçar a imagem da sua solidez, o design poderá contribuir para isso através da escolha das cores, do tipo e tamanho das fontes, da disposição dos elementos das diversas páginas. O design básico deve definir também os menus e suas colocações nas páginas.

Montagem das Páginas – a primeira página a ser montada deve ser a home page (que inevitavelmente sofrerá mudanças no transcorrer do desenvolvimento do projeto) e a última, a página com o mapa do site.

Tags, Sumários, Títulos – Colocação das tags, alt tags, sumários das tabelas, títulos nos links.

Testes no Editor do Site – Além dos testes que são feitos rotineiramente à medida que se constrói cada página, é necessário submeter todo o site a testes gerais. Esses testes são mais ou menos completos dependendo do editor que se usa (eu uso o Dreamweaver).

Recursos – Vários recursos podem ser agregados ao site, como newsletter, fórum, blog, busca interna, rss e assim pod diante.

Configurar o Servidor – Dependendo do tipo de hospedagem escolhida, poderá ser necessário configurar o servidor, ou adicionar ao servidor programas previamente escolhidos.

Upload – Fazer o upload do site completo ou de partes. É conveniente colocar o site na internet antes de ele estar totalmente pronto. Isso possibilitará que outras pessoas o acessem e dêm opiniões. Dependendo do caso, o acesso dos robots dos mecanismos de busca ficará aberto ou fechado.

Testes Subsequentes – Depois que o site está na internet são necessários vários testes. Eu acho útil utilizar os robots disponíveis na internet porque nenhum robot é infalível. Por exemplo, se se testa a existência de links mortos, seja por qual programa for ou mesmo pelos robots de indexação, o relatório pode indicar a existência de um determinado número de links mortos e os locais onde se encontram. Uma vez feitas essas correções, se se rodar o mesmo programa ou se se utilizar o mesmo robot de indexação, o relatório a seguir provavelmente indicará outros links mortos que não foram detectados no primeiro teste. Corrigidos estes, novo teste, outros links mortos, especialmente quando o site tem centenas de páginas. É inevitável uma longa sessão de trabalho monótono para eliminar erros dessa natureza.

Link em Outro Site – Para que o site possa ser encontrado pelos mecanismos de busca, é necessário listá-lo, cadastrá-lo em todos eles. Mas essa rota pode ser demorada, além de trabalhosa. Uma forma de se conseguir cadastramento rápido em todos eles (excetuando-se nos diretórios) é colocar na home page de outro site um link para a home page do site que se está querendo listar. Entretanto, o site onde será colocado o link deve estar bem posicionado ou possuir um page rank alto (no mínimo 4 no Google) porque isso garante que ele será visitado pelo menos uma vez por mês, quando os robots enviarão para o banco de dados o aparecimento do novo link, do novo site. Alguns sites são visitados pelos robots dos mecanismos de busca diariamente – em alguns casos mais de uma vez por dia – e um link neles leva à indexação do site dentro de 24 horas, e a home page do novo site aparece na internet em dois ou três dias.

Neste item os mecanismos de busca têm evoluído muito, especialmente o Google. É fácil encontrar nele o local onde informar a existência do novo site. O Yahoo e MSN(Bing) ainda estão patinando na questão.

A construção de um site de qualidade segue mais ou menos essas etapas. Enquanto as etapas iniciais se desenvolvem, escolhe-se a hospedagem.

Hospedagem – A escolha da hospedagem deve gastar o tempo que for necessário para se chegar à conclusão de que foi feita a melhor escolha. Dela resultará, por exemplo, um acesso rápido ou lento (que equivale a perda de cliente), presença constante no ar ou ausências (também perda de clientes), perda de posição nos mecanismos de busca porque alguém aplicou golpe sujo na otimização (isso pode ocorrer quando o(s) IP(s) é(são) compartilhado(s)). Depois de experimentar um servidor virtual com plataforma robusta, com meu IP único, acho difícil voltar a uma hospedagem compartilhada (tenho total autonomia para entrar e sair, colocar e tirar sites, transmissão 'ilimitada' de dados, sossego de não receber conta adicional no fim do mês, conforto, segurança e, por incrível que pareça, com economia). Uma hospedagem virtual (também chamada de semi-dedicada ou ainda, ter um servidor exclusivo) se justifica quando o site é médio ou grande ou ainda, quando se tem vários sites.

Mas um dos itens mais importantes na escolha é a existência de suporte 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Esse suporte deve ser de qualidade porque de nada adianta você recorrer a um suporte que não sabe responder perguntas elementares e, o pior, muitas vezes dar respostas erradas.

Otimização Fora da Página – A otimização fora da página envolve o cadastramento do site nos mecanismos de busca e nos diretórios, o intercâmbio de links, a obtenção de links que apontem para o site (sem reciprocidade), a eventual inclusão do site em campanhas publicitárias, como os programas pay-per-click. Esse tipo de otimização é demorado e é conveniente, por questões estratégicas, que seja feito lentamente. Pode-se levar facilmente um site a ter PR 5 no Google num prazo de seis meses (depende da disponibilidade financeira), mas passar para PR 6 será mais demorado, trabalhoso e custoso do que ir de PR0 a PR 5.

Essa facilidade de obter links (comprados ou alugados) vem diminuindo com o tempo porque o Google tem apertado o cerco nessa área e, se um link parece não ser expontâneo, ele é desconsiderado. Ademais, o PageRank, uma medida resultante dos links externos, deixou de ter, em 2008, a importância que tinha na determinação do posicionamento.

Fica claro que a construção de um site consistente, feito com propósito de aproveitar todo o potencial que a internet disponibiliza, e sua promoção nos mecanismos de busca, é tarefa de alta complexidade e que requer o concurso de várias pessoas especializadas em áreas diferentes.

Julho, 2005
Fevereiro/2010

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados