Truque com Palavra-chave: Prejuízo Para o Site, Para o Mecanismo de Busca e Para o Usuário

Ruy Miranda
Otimização de Sites


Qualquer truque para iludir os mecanismos de busca para obtenção de posições não merecidas pelo conteúdo do site, resulta em punição. Vou dar exemplo de um dos muitos truques usados com palavras-chave, e apontar evidências de prejuízos para a empresa proprietária, para os mecanismos de busca, e para o usuário.

O que é um truque – Dizemos que um truque na otimização é qualquer ação levada a cabo dentro e/ou fora da página para iludir os mecanismos de busca. Um dos truques mais primários é utilizar a repetição excessiva e injustificada de palavras, no texto e/ou em alguma tag. Com tal expediente se pretende enviar mensagens para Google, Yahoo, Bing, etc., da importância de tais palavras no site ou aumentar a densidade delas. É uma forma errada de promover o relevo do tema. O objetivo final é obter bom posicionamento nesses mecanismos de busca.

Truque na tag alt – Um dos lugares em que as palavras são colocadas para o diálogo com os mecanismos de busca é na tag alt. E, conseqüentemente, é um dos lugares usados para iludir os mecanismos de busca. Veja as imagens que se seguem. Elas são apenas parte do mosaico de repetições da tag alt em uma página real da internet. Você pode ver que há outras imagens na página. Todas estão com a mesma tag alt apresentada. Só não as exibo aqui para evitar que esta página fique excessivamente pesada com tantas imagens.







É claro o propósito de encher a página com as mesmas palavras, via alt tag. E também o de encher o site com a mesma tag, já que ela aparece em outras imagens, de outras páginas e, até, numa imagem de "Parabéns", como se vê a seguir:

Fica claro que a tag alt foi usada com propósitos diferentes daquele que que é recomendado. Ela não ajuda em nada ao usuário que tem uma máquina lenta, que custa a carregar as páginas, ou ao usuário que gostaria de entender melhor as imagens.

Inflação de Palavras – Observe que a tag está também inflacionada por algumas palavras; uma delas chega a ser 37% do total das palavras na tag, sem incluir, na contagem, uma que foi digitada, propositadamente, com erro. Este é um truque primário na otimização.

Embora haja discussão de qual seria o limite de concentração de uma palavra ou frase em um texto por exemplo, é temerário qualquer percentual acima de 6%. A tag alt foi objeto de promoção do aumento da densidade. Praticou-se um truque dentro de outro truque.


Significado para os mecanismos de busca – Qual o significado desse procedimento para o mecanismo de busca? Em geral, os mecanismos de busca demoram alguns meses ou anos para detectar tais truques. Isso porque o posicionamento de qualquer página é feito automaticamente por meio de cálculos programados.

Dizemos que cada critério de avaliação da página é um filtro, o qual é representado numericamente, e entra no cálculo da posição. Nem sempre esses filtros são muito eficientes, como está ocorrendo com o site das imagens acima, no Yahoo. Ademais, a eficiência varia de um mecanismo de busca para outro. O Google é, em geral, mais eficiente para identificar as fraudes e punir, principalmente depois da introdução do Google Caffeine.

Conseqüências do truque para o site – Inicialmente o site ou página são beneficiados. É na fase em que o mecanismo de busca faz uma análise superficial do site. Mais tarde, quando faz uma análise mais aprofundada, em geral descobre o truque e pune o site ou página. Este tipo de punição leva à perda de posições. No caso das imagens acima, parece que o Google detectou o problema, já que o site não ocupa a posição que poderia ocupar em palavras-chave tão pouco competitivas. Já o Yahoo e o Bing aparentemente ainda não detectaram o problema, pois a página principal do site está na primeira página de resultados para a palavra-chave principal.

Por vezes a perda de posição é porque algum concorrente denunciou o truque e, em tal circunstância, o mecanismo de busca programa uma revisão do site.

Perdas para a empresa – Quanto a empresa desse site perdeu com esse truque? É impossível saber com precisão. Uma estimativa do prejuízo somente poderia ser feita se tivessemos:
-- o número de visitantes perdidos com o mau posicionamento no Google;
-- o percentual médio de visitantes que se convertem em clientes;
-- o faturamento médio da empresa com cada cliente.

Perdas para os usuários – Além do citado prejuízo de não poder ver melhor o signficado das imagens, muitos usuários deixaram de acessar esse site através do mecanismo de busca que detectou o problema.

Perdas para o mecanismo de busca – Quando se examina a posição desse site nos mecanismos de busca, Yahoo e MSN sofrem prejuízos na sua imagem. Como vou lidar com um mecanismo de busca pouco eficiente? Vou promover um site nele quando sei que outro site concorrente, com uma banalidade dessas, pode me tomar a frente? Talvez eu deva refletir também sobre os anúncios...

Penalidades mais sérias – Penalidades mais sérias do que a simples perda de posições podem advir de um procedimento quase ingênuo como esse. Se, por exemplo, esse site estiver conectado a outros, digamos, por meio de troca de links, e os outros usarem o mesmo expediente, fica configurado a formação de "quadrilha" para iludir os mecanismos de busca e, em tais caso, pode ocorrer o banimento de todos os sites envolvidos. Ou seja, nenhum deles aparecerá nas buscas efetuadas no mecanismo de busca que efetuou a punição.

Os mecanismos de busca são maus? – Aparentemente os mecanismos de busca estão exercendo o papel de polícia e seriam intrinsecamente maus. Não é verdade. Eles estão simplesmente defendendo seus negócios. Se um site os ilude e os induz a apresentar ao usuário algo de mérito distorcido, haverá prejuízo. O prejuízo virá com o comprometimento de seu conceito de eficiência junto aos usuários, o qual vai pesar nas preferências deles e, em última instância, no faturamento do mecanismo de busca.

É lamentável que fatos como esses ocorram, principalmente quando sabemos que eles são dispensáveis para que o site tenha destaque em todo os mecanismos de busca.


Novembro, 2006
Atualização: novembro, 2006
Agosto, 2011

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados