Sete Crenças de Novatos em Otimização e Posicionamento que Podem Gerar Desconfianças do Cliente no Otimizador


A maioria dos novatos em otimização que pretende contratar os serviços de um otimizador parte de algumas crenças equivocadas. Nesta matéria pretendo esclarecer as principais e ajudar os novatos a ficarem dentro da realidade.

1. Site otimizado deve ficar em primeiro lugar no Google logo no início – Há uma distância entre o anseio de ficar no primeiro lugar e as possibilidades disso se realizar. Ainda que seu site fique bem otimizado internamente, é preciso lembrar que os concorrentes para sua palavra-chave principal também podem estar, além de já terem algum avanço na otimização externa, ou seja, já existem links apontando para ele. Somente quando os concorrentes são todos mal otimizados internamente e apresentam muitos erros, é que seu site tem chance de ir direto para o primeiro lugar. Também se o seu site usa uma palavra-chave que não é usada por nenhum outro, ele irá para o primeiro lugar. Fora de circunstâncias como estas, por que o Google daria preferência para o seu site? Ele foi otimizado, mas os outros também foram.

2. Site otimizado deve ficar na primeira página do Google logo no início – É uma crença parecida com a anterior, com a atenuante da expectativa ser menor. Dependendo da otimização dos competidores o site poderá ir para a primeira página logo no início, mas esta não é a regra. O mais comum é o site ficar na segunda página de resultados do Google e depois ir galgando posições, como consequência de atualizações.

3. Site otimizado não pode perder posicionamento logo no início – O site vai para a primeira página logo no início e em seguida cai para a segunda ou terceira. Esse é um fenômeno comum e não indica falha na otimização. Inicialmente, quando os robots rastreiam as páginas e mandam seus dados para uma central de processamento, há uma análise preliminar e o site recebe uma posição provisória. Em seguida os programas do centro de processamento efetuam uma avaliação mais rigorosa e, nesta fase, o site perde a posição inicial. Isto é particularmente comum em sites grandes (centenas de páginas). Minisites e sites pequenos em geral não passam por isso hoje em dia porque o Google Caffeine define os posicionamentos rapidamente.

4. O site que está sendo otimizado não pode perder posições – Esta situação difere da anterior porque o site não dá um salto para baixo, mas perde, de forma consistente, poucas posições. Também nesta situação é preciso considerar alguns fatores. Por exemplo, se o site está sofrendo uma reformualação, perder posições é muito comum porque no centro de processamento podem perdurar algumas inconsistências, erros, conflitos que ainda não foram alcançados pelo serviço de reformulação do site.

5. Um site otimizado não pode sofrer subida e queda súbita – Esta é uma questão que observamos com pouca freqüência. O site que estava, digamos, na segunda página, subitamente aparece entre os primeiros na primeira página e pouco tempo depois, um ou dois dias, cair de novo, podendo estabilizar em posição inferior na primeira ou segunda página. Quando a oscilação é de uma posição, precisamos considerar que outro site, bem otimizado, ganhou posições e foi promovido. Mas quando se trata de três ou mais posições o mais provável é que o seu site tem problemas que não foram ainda alcançados pelo otimizador. Isso é particularmente verdadeiro para sites que tiveram outras versões e nos quais as mudanças de uma versão para outra não foram tecnicamente corretas. Se o otimizador tem conhecimento das URLs passadas, há grande chance do problema ser resolvido.

6. Um site otimizado não pode ter boas posições em palavras-chave secundárias e péssima na palavra-chave principal – Esta é uma situação indicativa de que o site tem problema grave. Para esclarecer, suponha que a palavra-chave principal seja a frase ‘venda de sapatos’. A busca por ela pode mostrá-la em posições inferiores e, às vezes, fora das 1.000 primeiras, o que na prática equivale a estar fora do índex do Google. Por outro lado, frases como sapatos de plástico, sapatos de couro, sapatos de salto alto podem aparecer nas primeiras posições. Isso é sintomático de que o site está bem otimizado mas apresenta algum problema interno muito sério e que não foi transposto pelos programas do centro de processamento do Google. É um erro pensar que é uma falha do otimizador. Suponha que o site teve, em certa época, uma página com links ocultos e que essa página foi apagada do servidor. Se o otimizador não sabe que essa página existiu e desconhece seu endereço, o erro grave, passível de punição severa, de links ocultos, continua indefinidamente no banco de dados do Google, e o site continuará sendo punido.

7. Se o site está sendo reformulado, as posições devem melhor a cada dia – Este é um equívoco, em particular em certas circunstâncias. O site em processo de reformulação, dependendo da estratégia do otimizador, pode estar mandando continuamente novos dados ao centro de processamento. A reformulação pode durar dias ou meses. Nesse período haverá inconsistências nos posicionamentos. Ademais, depois de reformulado e com as posições estabilizadas, o site não vai evoluir se você não continuar a atualizá-lo de forma permanente; ao contrário, depois de uns meses, ele começará a cair.

07-03-2011
Ruy Miranda

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados