Panda: Processo de Revisão de Sites nos USA que Causou Perda de Posições



Ruy Miranda




O Google efetuou ajustes no seu algoritmo em Fevereiro/2011 e Maio/2011 em sites americanos para identificar duplicações e plágios nos próprios sites. Ou seja, passou um pente fino que resultou no rebaixamento de cerca de 12% deles. Esses sites perderam acessos que chegaram a 80%. Há quem diga que a ação foi levada a efeito em todos os sites de língua inglesa.

Tenho visto aqui e acolá, na Internet brasileira, pedidos de informações sobre o Panda que, por ser nome de urso, aumenta os temores de muita gente. Urso é hostil e lá vem o Google com alguma porretada, pensam alguns. Infelizmente a falta de informações precisas, que caracterizam a maioria das ações do Google que têm reflexo nas buscas, contribui para essa paranóia. Todos sabemos que o desconhecido é ameaçador para a maioria das pessoas; se tem nome de bicho feroz, nem se fala.

Mas a boa notícia é que o Google não fez mudanças no seu algoritmo, mas apenas ajustes, e ninguém sabe se e quando os fará no Brasil e outros países.

Afinal, o que é o Panda? – O Panda é um tipo de ajuste para identificar duplicações e plágios, ambos chamados apenas de duplicações, que ocorrem dentro de muitos sites. As páginas duplicadas foram rebaixadas em seus posicionamentos orgânicos

Parece que as duplicações em si não entram no algoritmo do Google, o que para mim é um absurdo, mas isto é outro assunto. Não entram no algoritmo, mas passam por filtros que as identificam. Há fortes indicações que o Google tolera as duplicações e, a meu ver, as estimula. Mas, então, por que o Panda?

Porque o Panda– O Google descobriu que muita gente duplica páginas de seus sites, com ligeiras modificações; outras com mudanças mais acentuadas, sem alterar o conteúdo e até mesmo a estrutura da página duplicada. Para quê fazem isso? A razão principal é aumentar e diversificar o número de exposições dos anúncios Google. O objetivo é serem localizados em diversas buscas de determinado assunto ou produto, mais do que se tivessem apenas uma página, para receberem mais cliques no AdSense e, com isso, ganharem mais dinheiro. Tal prática é ruim para o Google? É.

Quando um visitante começa a ler uma página e constata que já a leu em outro lugar ou época, e possivelmente no mesmo site, a tendência é ir embora. O perigo está em ir embora para o Yahoo, Bing, Ask, AOL, etc. Se ele vai embora rápido, perde-se a oportunidade de um clique no AdSense ali existente. Ou seja, o Google deixa de ganhar aquele dinheiro. Aplica-se o raciocínio vice-versa neste caso.

Há informações de que o Panda identifica também a autoridade dos links para efeitos de inclusão no seu PageRank.

Venda de Links - O Google está sinalizando um propósito de recuperar a credibilidade dos links, sua base mais importante nas buscas no início da empresa. O Panda foi também colocado a esse serviço segundo voz corrente na Internet americana. Isso gera consequências tão sérias que vale a pena escrever algumas linhas.

Existe a venda aberta de links, assim como o aluguél de links. Existe a venda disfarçada. Entre estas estão os anúncios publicitários em que só aparece o link, os "links parceiros", os links que informam doações, os artigos de puro blá-blá-blá, e até os ingênuos links para ajudar. Como quase todos eles têm pagamento por trás, ou seja, são links comprados de forma disfarçada, o Google passou a descondiderar todos. Aparentemente o site ou página "doador" de links pode sofrer alguma penalização, em particular se envolver muitos links. Isso não se aplica a casos de blogs e outras formas legítimas de comunicação e obtenção de tráfego, embora eles também são objetos de vigilância - o spam ocorre de outras formas.

As punições resultantes do Panda visam corrigir essas distorções e garantir o faturamento. Ou seja, o Pande visa também eliminar de seu index sites de baixa qualidade - entre estes incluem-se sites utilizados para a concessão e venda de links.

Breve comentário - Temos de reconhecer que, a despeito de efetuar punições visando o lucro, o Google contribui para uma Internet melhor. Aliás, isso não é novidade no mundo – se você faz um trabalho bem feito para alguém, há mais chance de ser procurado por ele de novo, ou por outros por ele indicados, do que se fizesse mal feito. Assim, o Panda foi um ajuste nas buscas para que os visitantes que já se acham na rede se mantenham fiéis ao Google e que os novos participem dessa fidelidade.

O Panda virá ao Brasil? – Creio que virá, mais cedo ou mais tarde. Assim como irá a outros países, já que o Google, como empresa, procura ampliar seus ganhos onde se acha instalado. Isto posto aconselho, a quem pratica esse tipo de duplicação no Brasil, rever essa prática e a quem pensa em fazê-la, desistir. Tais medidas podem evitar dissabores no futuro.

O panda foi rodado no Brasil pela primeira vez em agosto de 2011.

Junho/2011
Outubro/2011

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados