Número de Palavras-chave a Serem Colocadas nas Páginas e no Site Inteiro



Ruy Miranda



Quantas palavras-chave devo usar em cada página e no site inteiro?

O número de palavras-chave a serem utilizadas em cada página e no site inteiro comporta várias considerações. Vamos primeiro falar do número de palavras-chave nas páginas e depois no site inteiro.

Evitar os extremos - Comecemos pelos extremos: número muito pequeno ou número muito grande de palavras-chave numa página.

A expressão "número muito pequeno" é subjetiva - não temos um parâmetro, mas eu sugiro pelo menos duas palavras/frases-chave. Por que? Porque se o Google, Yahoo, Bing, etc por algum motivo não usarem a sua meta descrição, vão buscar no texto da sua página pelo menos duas frases que contenham as palavras-chave para serem exibidas na busca. Se o texto só tiver uma, complica; se não tiver nenhuma, complica ainda mais, ou seja, como as páginas não dão informações precisas, fica difícil locá-la, e o jeito é jogá-la lá para trás. Nós devemos ter no mínimo as duas frases e se possível, mais uma ou duas para que os programas do Google, Yahoo, etc escolham quais as que preferem.

A expressão "número muito grande" é menos subjetiva. Vamos falar em porcentagem para ficar mais claro. Se o texto tiver mais de 9% de palavras-chave ele será penalizado por superotimização, ou seja, excesso de palavras-chave com a pretensão de forçar boa colocação. Os percentuais mais aceitos ficam idealmente entre 3% e 5% do número de palavras na página. Provavelmente não haverá punição se chegar a 6%. Entre 6% e 9% caimos numa área cinzenta, ou seja, pode ou não haver punição.

Número ideal de palavras-chave na página - Como disse acima, fica entre 3% e 5%, mas esta informação comporta comentários muito pertinentes. Se você ficar nessa faixa estará competitivo neste item. Mas será também competitivo em porcentagens menores - para isso precisa examinar os competidores.

Porcentagem de palavras-chave dos competidores - O mesmo cálculo de porcentagem que você fez para a sua página, deve fazer para os 3 ou 4 primeiros colocados na busca. Por exemplo, se eles apresentam porcentagem de 2% ou menos, você pode ficar aí também e, de preferência, um pouco mais alto. Assim, você pode ver a relatividade desses percentuais.

O que é o texto - O texto é a parte escrita e que o leitor vê na tela. Ele inclui também as tags alt das imagens (que só são vistas na tela com a ajuda do mouse). As tags alt podem conter frases longas e até pequenos textos com ou sem palavras-chave. Se eles não forem incluídos, o percentual estará distorcido. É preciso ter cuidado no uso de certos contadores de palavras porque eles não leem as tags alt.

O que não é texto - Uma parte do que você vê na tela não é texto para efeitos de cálculo das palavras-chave. Refiro-me a um ou mais menus. Por que os menus não devem ser incluídos na contagem? Porque eles são repetidos em todas ou quase todas as páginas. Ademais, é comum encontrarmos páginas em que os menus têm mais palavras do que o texto propriamente dito.

Quanto à outra parte da pergunta, relativa ao número de palavras-chave no site, a resposta é mais simples. Deve conter um mínimo em todas as páginas para que Google , Yahoo, etc entendam qual é o tema do site. A maneira de entenderem isso é, principalmente, pelo número de ocorrências das palavras-chave. Se você coloca as palavras-chave principais no logo em cada página por exemplo, e desde que não sejam muitas palavras, estará dando o recado necessário. Quanto ao limite superior, este não existe. À medida que você vai adicionando novas páginas inevitavelmente haverá uma repetição do mínimo (no logo). E o que interessa ao Google, Yahoo, etc. é o nome da palavra que aparece mais vezes, o nome da palavra que aparece em segundo lugar e assim por diante, e não o número de cada uma. Existe uma certa limitação que corresponde ao tamanho do texto - alguns mecanismos de busca não indexam mais que 100 KB por página, mas não anunciam isso expliciamente.



Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados