Punição Menos 30

Ruy Miranda
Otimização de Sites


De vez em quando os mecanismos de busca introduzem algum critério para rearranjar as páginas, e um dos últimos recebeu, dos webmasters, o nome de menos 30. Consiste em retroceder a página em 30 posições. Parece que o Google é o único a usá-la. Se seu site fica só nas casas dos trinta ou dos quarenta ou dos cinqüenta no Google, provavelmente ele está sendo punido com o menos 30.

O Que É – O menos 30 significa retroceder a página em 30 posições. Por exemplo, se ela estava na posição 1, passa para 31; se estava na posição 5, passa para 35; se estava na posição 12, passa para 42; e assim por diante.

A colocação não é precisa, ou seja, se estava na posição 5, por exemplo, não vai ficar na posição 35 necessariamente. Pode até ficar na casa dos vinte, como por exemplo, 29, 27, 26.

O Google ou qualquer outro mecanismo de busca nunca anunciou tal procedimento, mas ele foi observado pelos webmasters americanos. Observaram também que ele é mais um alerta do que uma punição. Sua aplicação indica que os programas do Google encontraram algum erro na sua página, erro pequeno, que até pode ter sido de boa-fé. Por exemplo, sem querer, você estufou o texto com a sua palavra-chave, ou criou dificuldades com um site de página única, ou repetiu muito a palavra-chave nas alt tags, ou sobrecarregou a página com imagens, e assim por diante.

Significado do Menos 30 – É fácil entender o significado do menos 30. Por que não menos 20 ou menos 40, e assim por diante? Sabemos que qualquer página que é exibida depois da posição 30 tem pouquíssimo tráfego. Isto porque, depois de percorrer tantas páginas no começo da busca, o usuários já encontrou resposta para suas dúvidas ou o produto que o atende. Assim, o número 30 é simbólico, e retroceder este número de posições, alcança a página colocada na posição 1. Ela, neste caso, passa para a posição 31 e, de muito tráfego, cai para próximo de zero.

Se fosse menos 20, o site do exemplo passaria para 21, e daí? Se fosse menos 40, passaria para 41, e daí? Mas 30 é, como disse, simbólico. É como um sinal amarelo.

Punição à Palavra-chave – Embora esteja usando aqui palavras mais genéricas, como site e página, a punição menos 30 é aplicada à palavra-chave e não, necessariamente à página. Suponha que você tem três palavras-chave no texto: chuva, diurna e noturna. Se uma delas for espameada (repetida em excesso), as outras duas poderão ou não ser punidas. Digamos que no texto aparecem as três palavras isoladamente e em pares, como por exemplo, chuva noturna e chuva diurna. Se você espamear uma delas, digamos, chuva noturna, esta receberá punição, enquanto que chuva diurna poderá aparecer bem posicionada. Neste caso, naturalmente, a palavra chuva também será punida. Portanto, uma mesma página pode receber punição para uma palavra ou frase e não receber para outras.

Punição ao Link para Fora da Página– Uma página ou URL pode ser punida em todas as suas palavras-chave em função dos links que tem para fora. Sem entrar na questão de problemas mais graves que podem até levar ao banimento do site, vou ficar em algumas situações mais simples e mais comuns, e que geram uma punição menos 30.

Uma dessas situações é a ocorrência de textos de links repetidos. No exemplo acima, pode haver muitos links, seja para fora ou para outras páginas do site, em que os textos dos links estariam repetindo, digamos, a palavra chuva. Isto pode ser considerado spam.

Outra situação é a ocorrência de links cujos URLs são muito extensos e com excesso de parâmetros. Esta situação complica a classificação dos links nos bancos de dados dos mecanismos de busca, por razões óbvias.

Outra situação é a ocorrência de links de afiliados. Os links de afiliados não só são repetidos, como repetem os conteúdos. Eles geram problemas porque enchem os bancos de dados com coisas repetidas. Em particular, são alvo de punição aqueles sites que têm links para sites que são verdadeiros geradores de conteúdos. Este último caso é muito comum em lojas virtuais, em especial aquelas em que o conteúdo é fornecido por uma central (exemplos típicos são vários casos de franquias virtuais). Tais fatos têm obrigado aos afiliados e franqueados terem seus próprios sites e com conteúdos únicos.

Em todos esses casos a situação é revertida facil e rapidamente com a correção do problema; entretanto, em certas circunstâncias a solução pode ser difícil e ter como única saída a mudança nas atividades do site.

Punição ao Link que Vem de Fora – Isto pode parecer absurdo, mas há indícios de que começa a ser aplicada. Suponha que seu site tenha dezenas, centenas ou milhares de links que vêm de fora com o texto chuva noturna. Em condições normais, os links, apontados por pessoas diferentes, feitos manualmente, com as diferenças humanas entre elas, terão textos diferentes. Uma pode apontar o link e escrever chuva noturna; outra pode escrever chuva noturna forte; outra pode escrever chuva noturna de intensidade não especificada; outra pode escrever interessante chuva noturna, e assim por diante. Isto é o que podemos esperar de links manuais e naturais. Entretanto, se você usar um mecanismo automático para obter links, todos eles terão o mesmo texto (digamos, chuva noturna). Fuja das promessas de submeter seu site sa dezenas, ou centenas ou milhares de diretórios.

Algo semelhante ocorre na troca de links: existe um modelo de link (com texto e todos os demais componentes) que é distribuídos a todos que queiram trocar links.

Links obtidos automaticamente, assim como links de intercâmbio, fogem do espírito do link como indicador da importância e reputação de um site ou página. O texto deles é uma pista dessas origens. E por fugirem do espírito, estão na alça de mira. O intercâmbio de links passou a receber um tratamento diferenciado. Não é erro ou infrigência de normas você trocar links - a diferença é aque antes eles contavam no pagerank e eram fontes secundárias de tráfego, agora não contam no pagerank, mas continuam como fontes secundárias de tráfego.

Resultado Adicional vs Punição Menos 30 – Em julho de 2007 o Google parou com uma prática iniciada em 2003 e que causou muita dor de cabeça no mundo afora, e que aqui no Brasil era chamada de Resultado Adicional. O alívio foi apenas temporário. Os critérios usados estão voltando, sem o rótulo, e "mais precisos" (segundo representantes do Google) para caracterizar páginas de pouco valor ou com tipos definidos de problemas. Muitas páginas que antes estariam classificadas como Resultado Adicional são, hoje, encontradas em posições de punição menos 30.

O que Fazer – Se seu site , em particular sua home, ou alguma outra página do seu site sofreu tal mudança de posição, ou fica patinando naquelas casas (trinta, quarenta, cinqüenta) a despeito do esforço que você faz para melhorar, provavelmente existe algum problema. Encontre-o, corrija-o, e dentro de alguns meses ou dias (pode ser até menos de uma semana) provavelmente tudo estará normalizado. Se você usa o mapa do site do Google, tudo poderá acontecer mais rapidamente, desde que você, logo após a reformulação, resubmeta o site.

Novembro/2006
Outubro/2007
Dezembro/2007
Agosto/2011


Artigos relacionados:


Tipos de Duplicação de Páginas, Sites e Tags e as Punições

Panda: Ajustes do Google em Duplicações e Posicionamentos de Sites

Duplicidade no Conteúdo da Página/Site e Posicionamento nas Buscas

Spam Diferente: Sites Não Duplicados, Sem Plágio, Sem Truques

Google Pune Proprietários de Sites

Falsa Punição Menos 30 Pelo Google

Punições Cumulativas no Google

Apagar / Deletar Arquivo Velho / Desatualizado

Punições pelos Mecanismos de Busca – Visão Geral


Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados