Redirecionamento Permanente / Redirecionamento 301 – Visão Geral

 

Ruy Miranda
Otimização de Sites


O redirecionamento permanente, também chamado de redirecionamento 301, é o encaminhamento de um link para destino diferente do previsto no protocolo orignal da internet. Ele é possível graças a uma instrução que damos e que faz com que o servidor forneça uma página diferente. Suponha que você tem o seguinte URL:

http://www.meudominio.com.br/arquivo1.html

Você deseja que, toda vez que alguém solicitar este URL, lhe seja apresentada uma página diferente, e cujo URL chamaremos de

http://www.seudominio.com.br/

Você usará uma instrução, que varia conforme certas circunstâncias, como veremos, e toda vez que alguém clicar no primeiro link, será exibida a página alcançada pelo segundo URL.

Você não pode fazer um domínio do outro abrir em um domínio seu, a menos que tenham acordado sobre isto, mas pode fazê-lo em dois domínios seus. Entretanto, o que ocorre mais comumente é redirecionarmos uma página para abrir em outra página do mesmo site. O redirecionamento pode ser também de um conjunto de páginas abrindo de forma permanente num mesmo endereço.

Razões do Redirecionamento Permanente – Vamos ver uma situação simples e que todo mundo que tem site está sujeito a ela. Vamos dizer que a home do seu site se abre toda vez que digitamos uma dos seguintes URLs:

http://meu-site.com.br
http://www.meu-site.com.br
http://www.meu-site.com.br/
http://www.meu-site.com.br/index.html
http://www.meu-site.com.br/defaulr.asp

Se você não fez redirecionamento, ele vai abrir em pelo menos dois URLs acima. Se você tiver instalado a barra do Google que mostra o PageRank, verá que em um deles aparece o rank da sua home (digamos 1 ou 2 ou 3 ou 4, etc) e no outro ou outros, aparece PageRank zero. Todo o conteúdo da sua home está sendo exibido em dois ou mais endereços, mas os ranks deles variam. Isto significa que os mecanismos de busca vêem estes endereços como sendo diferentes.

Estamos então diante de um problema: endereços diferentes estão exibindo o mesmo conteúdo. Isto se chama duplicidade de página ou de conteúdo. É uma situação indesejável no banco de dados de qualquer mecanismo de busca e, por isto mesmo, afeta o posicionamento da home "verdadeira". Resolvemos isto fazendo redirecionamentos dos "falsos" URLs para o "verdadeiro" URL.

Outra situação muito comum, é deletarmos uma ou mais páginas e ficar por isto mesmo. Como o conteúdo dessas páginas continua no banco de dados dos mecanismos de busca e como, certamente, persistem links dentro do site que conduzem a elas, os mecanismos de busca vão detectar que tais links dão erro. Esta é outra situação inconveniente e que pode afetar o posicionamento do seu site, mas que pode e deve ser resolvida com o redirecionamento 301.

Uma terceira situação muito comum é quando reformulamos o site, o que, inevitavelmente leva a, no mínimo, problemas de navegação. Podemos resolver isto com o redirecionamento permanente.

Um site ativo, que está continuamente se atualizando e crescendo, efetua redirecionamentos com freqüência.

Os grandes mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing) acordaram em usar um ajuste chamado canonização. Por ele endereços como

http://www.meu-site.com.br/
http://www.meu-site.com.br/index.html

são identificados como de conteúdo semelhante e recebem os mesmos tratamentos.

Significado do 'Permanente' – Dizemos que este redirecionamento é permanente para diferenciá-lo de outro que pode ser programado para ocorrer durante um determinado tempo, ao fim do qual o efeito cessa. Na verdade o redirecionamento permanece enquanto a tal instrução for mantida. Pode ser para "sempre" ou pode durar menos de um minuto, se neste tempo deletamos a instrução.

Por outro lado, 301 é um código da internet. Quando o usamos estamos nos referindo a essa condição permanente.

Uma instrução pode ser simples ou complexa. Veja a simplicidade destas duas:

Redirect 301 www.meu-dominio.com.br/ arquivo1.html http://www.meu-dominio.com.br/arquivo2.html


Ou então:
RedirectPermanent www.meu-dominio.com.br/ arquivo1.html http://www.meu-dominio.com.br/arquivo2.html

Ambas estão redirecionando o arquivo 1 para o arquivo 2, e toda vez que se digitar na área de endereço o primeiro URL, será apresentado o conteúdo existente em http://www.meu-dominio.com.br/arquivo2.html

Veja agora uma instrução mais complexa:

Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^meu-dominio\.com.br
RewriteRule ^(.*)$ http://www.meu-dominio.com.br/$1 [R=permanent,L]

Esta instrução faz com que meu-dominio.com.br seja redirigido para www.meu-dominio.com.br. Observe que o primeiro não tem www.

Esta mesma instrução pode ser dada assim:

Redirect 301 meu-dominio.com.br http://www.meu-dominio.com.br

Estes exemplos mostram que fazer redirecionamento pode ser simples ou complicado. E você deve se preparar para algumas dores de cabeça. Os manuais do Apache e do Windows, os dois programas que respondem por praticamente todas as interações na internet, são omissos em certas circunstâncias de redirecionamento, o que gera discussões intermináveis nos fóruns especializados.

Origem das Diferenças das Instruções – A maneira de fazer o redirecionamento 301 no Apache é diferente da maneira do Windows. E em cada um deles, varia se o redirecionamento está sendo feito em hospedagem compartilhada ou em servidor dedicado ou semi-dedicado ou virtual. E ainda, em uma hospedagem compartilhada, em servidor Windows, um redirecionamento pode ser feito de pelo menos duas maneiras. Mas, infelizmente, não temos meios de fazer certos redirecionamentos de maneira coletiva em sites grandes (com centenas de pastas); temos de fazê-los quase que de pasta em pasta.

Fevereiro/2007
Agosto/2011

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados