Diferenças entre Redirecionamento Permanente 301 e Redirecionamento Temporário 302



Ruy Miranda



Parece óbvia a diferença entre redirecionamento permanente, também chamado de redirecionamento 301, e redirecionamento temporário, também chamado de redirecionamento 302. Entretanto são cometidos muitos equívocos nos dois temas, alguns com consequências indesejadas.

Os dois redirecionamentos podem envolver um ou mais domínios apontando para o mesmo lugar, um ou mais arquivos apontando para o mesmo local.

Características do redirecionamento permanente ou 301 – Ele é para “sempre”, ou seja, não há intenção de se recuperar o domínio ou arquivo que foi redirecionado. O rank que o domínio ou arquivo recebem é transferido para a URL do destino. Na prática muitos links externos são perdidos nessa transferência. A perda é ainda maior se, digamos, um arquivo é redirecionado para outro e este é redirecionado para um terceiro endereço.

Se o site ou arquivo que está sendo redirecionado não recebe nenhum link externo, nem deverá receber devido a certas particularidades, depois de algum tempo (alguns meses) ele pode ser excluído tanto do servidor quanto do index do Google, Yahoo, etc. A exclusão segue a regra geral: todo os links internos que apontam para a URL a ser excluída devem ser deletados, e as páginas onde são apagados tais links devem ser informadas ao Google no arquivo sitemap.xml (e dependendo do caso ao Yahoo também, no arquivo urllist.txt). Neste caso até o redirecionamento pode ser excluído também.

A despeito de que o Google, depois de alguns meses, deve apagar do seu index arquivos que foram redirecionados, é discutível a possibilidade de se apagar em qualquer época arquivos que recebem rank de links externos. Isso porque o Google em particular está sempre checando os links. Se você fizer essa exclusão, deve ficar atento às informações nas ferramentas de webmasters para verificar se o Google informa que não está encontrando a página excluída. Se isso acontecer você deve voltar com ela para o servidor e comunicar ao Google. Isso em geral ocorre quando se comete algum equívoco no redirecionamento.

Características do redirecionamento temporário ou 302 – Esse redirecionamento deve durar um tempo, que pode ser de minutos a meses. O mais importante é que o arquivo ou domínio redirecionados saem do index do Google mas não são excluídos de seus programas ou bancos de dados. Os programas dos centros de processamento do Google partem do pressuposto de que o conteúdo do domínio ou arquivo excluído poderá, a qualquer momento, ser reintegrado ao índex.

A transferência de rank no redirecionamento 302 é discutível. Há quem diga que ela não ocorre e há quem diga que ela é dividida entre as URLs redirigidas e as URLs de destino. Esta última hipótese me parece pouco plausível, mas não há posicionamento oficial do Google.

Um fato relativamente comum é que os redirecionamentos 302 são na verdade 301, ou seja, a intenção era fazer um redirecionamento permanente. Esses equívocos ocorrem por desinformação ou por engano mesmo. Se você não coloca explicitamente que o redirecionamento é 301, ele será interpretado como sendo 302. Há quem diga que o Google identifica tais equívocos e trata esses redirecionamentos como sendo permanentes. Mas como não há nenhuma confirmação disso, é melhor fazer a coisa certa.

Redirecionamentos 301 e 302 e os servidores – Os redirecionamentos 301 e 302 são feitos com as mesmas ferramentas: arquivo htaccess em servidores Apache (plataforma Linux, Unix, etc), arquivo httpd em servidores IIS (plataforma Windows), script nas páginas, serviços oferecidos por muitas hospedagens, configurações de servidores e de alguns servidores semidedicados.

Como são feitos os redirecionamentos 301 e 302 – Eles são feitos por meio de pequenos scripts. Os scripts podem ser simples ou mais complexos. Você pode ver e usar muitos deles na página de redirecionamento 301 deste site. Em geral o script de um edirecionamento 302 é idêntico o do reddirecionamento 301 - a diferença consiste unicamente em se colocar 301 ou 301 em lugar definido do script. Existe um redirecionamento que é feito por meio de uma meta, chamado meta refresh que é interpretado como sendo apenas 301

Limite ao número de redirecionamentos - Cada destino deve receber no máximo 5 redirecionamentos, seja 301 ou 302. Mais do que isso expõe o site ao risco de estar praticando spam com a finalidade de dar uma autoridade artificial ao domínio ou arquivo de destino. Isso cria um problema para muitas pessoas e empresas que compram dezenas e centenas de domínios e os redirigem para o domínio considerado principal. Ao invés disso ajudar, em geral prejudica o desempenho do site.

Na prática são poucos os domínios que necessitam de domínios acessórios redirigidos para o domínio principal. Por exemplo, se o domínio é .com, é conveniente adquirir um idêntico com terminação .com.br porque muitas pessoas costumam acrescentar o .br de forma quase automática. Em alguns casos cabe outro domínio quando se sabe que há um erro recorrente na digitação do domínio.

Tanto o redirecionamento 301 como o 302 podem ser facilmente desfeitos sem causar problema para o site. No caso do redirecionamento 301 será necessário retornar para o servidor (hospedagem) os arquivo e links que apontam para ele se por acaso ele já estiver excluído do index do Google.

Fevereiro/2012

Proprietário    Nota Legal     Política    Blog    Contato
Copyright © 2005-2014, Otimização de Sites Todos os direitos reservados